Chronopost Cargo Bikes
 
Se utiliza os serviços da Chronopost para entregar encomendas a clientes, em Lisboa, saiba que podem entregues em bicicletas elétricas. Depois de Toulouse e Nuremberga, Lisboa foi a próxima cidade a receber as Cargo Bike, bicicletas elétricas para entregar encomendas no centro das cidades, numa nova abordagem sustentável.

A Chronopost explica que o projeto-piloto, inserido na área da mobilidade urbana sustentável, arrancou em fevereiro, na zona do Parque das Nações em Lisboa, com duas bicicletas elétricas. Durante os primeiros dez dias as bicicletas elétricas distribuíram encomendas apenas no período da manhã, tendo sido entregues 187 volumes em 142 visitas. A caixa de transporte da bicicleta tem capacidade para 0,25 m3, mas o número de encomendas que pode levar depende sempre do volume das caixas.
 
David Pinhol, responsável da Chronopost pela área de Urban Logistics, sublinha que “as bicicletas de transporte são hoje uma alternativa real aos veículos de entrega convencionais, especialmente em centros urbanos onde a mobilidade está cada vez mais condicionada. No caso concreto do projeto-piloto em Lisboa, devido às características geográficas da nossa cidade, os condutores tiveram um desafio adicional na locomoção, nomeadamente nas subidas e descidas de passeios. Contudo, o balanço dos testes é bastante positivo”.
 
O projeto vai continuar em fase experimental, de forma a apurar mais alguns dados relevantes para a atividade da Chronopost. No entanto, o objetivo é alargar a solução de mobilidade a outras cidades portuguesas.
 
A utilização dos veículos significa uma redução real de CO2 por ano, bem como um aumento na eficiência da distribuição de correio expresso nas grandes cidades, onde o trânsito é caótico e os estacionamentos inacessíveis aos locais de entrega.
 
“Tendo em conta possíveis restrições iminentes de acesso aos grandes centros urbanos, o desenvolvimento de soluções logísticas sustentáveis tem vindo a tornar-se cada vez mais importante. Nas ruas movimentadas e muitas vezes estreitas no centro das cidades, essas bicicletas são mais práticas e eficientes do que as carrinhas tradicionais de entrega. Além disso, as bicicletas de transporte não produzem emissões nocivas ao ambiente e, consequentemente não geram partículas nocivas para o meio ambiente. Como tal, defendemos que a bicicleta é um dos transportes mais ecológicos e uma alternativa viável às formas mais convencionais de fazer entregas nas cidades”, refere David Pinhol.

A Chronopost Portugal detém 13 estações (Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Torres Novas, Póvoa de Santa Iria, Lisboa, Corroios, Évora, Faro e Funchal, e uma frota própria de 400 viaturas de distribuição e 10 viaturas pesadas. Emprega 800 colaboradores.