Login

Escolas da Valorsul reciclam 499 toneladas

Concurso Separa e Ganha
 
Foram 250 as escolas participantes nos concursos “Separa e Ganha” da Valorsul, que enviaram para reciclar 309 toneladas de plástico e metal e 190 toneladas de papel e cartão. As escolas foram também premiadas, num total de mais de 39.700€.

No ano letivo que agora termina, o Ecovalor, programa de educação ambiental da Valorsul para a comunidade escolar, chegou a 250 escolas, o que se traduziu no envolvimento de mais de 50 mil alunos. Para além dos concursos escolares, a Valorsul complementa a sua oferta com ações de sensibilização, visitas às suas instalações e materiais informativos sobre a reciclagem.

Mantendo o compromisso com a educação ambiental e também com as metas da reciclagem, a Valorsul reconhece o papel fundamental das escolas e do trabalho em parceria com os municípios.
 
Este ano letivo, pela primeira vez, o Ecovalor recebeu o contributo de instituições que quiseram associar-se ao projeto e separar também as suas embalagens e papel participando neste concurso.

Logo no primeiro ano, foi possível envolver 22 instituições (Bombeiros, Centros Paroquiais, Centros de Dia e Lares) que no global separaram mais de 18 toneladas de plástico e metal e 13 toneladas de papel e cartão.

As instituições receberam prémios de participação no valor global de € 1.500.
 
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.
 
A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.