RIRLX 2

5,8 milhões foi o número de pessoas que assistiu, em Portugal, aos conteúdos TV e Web da 8.ª edição do festival. Mais de 150 horas de emissão de rádio, ao vivo e a presença de 278 mil pessoas no recinto fazem, do Rock-in-Rio uma aposta de comunicação ganha para as marcas presentes.


Durante os quatro dias de evento, a Marktest inquiriu 405 pessoas do público para um Estudo de Recinto. Os resultados preliminares indicam que 95% dos inquiridos atribuiu nota máxima a esta edição, revelando estarem “Muito” e “Muitíssimo Satisfeitos” com o evento, enquanto 70% dos inquiridos tem intenção de marcar presença na próxima edição. O “Ambiente/Convívio”, o “Cartaz” e as “Atividades” foram os tópicos mais destacados pelos inquiridos no recinto.

“O balanço desta edição não poderia ser mais positivo. A aposta nas novas indústrias revelou-se um sucesso, com o Super Bock Digital Stage, a arena de Gaming Worten Game Ring ou o Time Out Market Rock in Rio sempre cheios e a receber os mais altos elogios. O Music Valley foi, também, um autêntico fenómeno com aglomerados de público desde cedo, a assistir a toda a programação. Estamos muito orgulhosos com a qualidade do evento que entregámos ao público e não há dúvidas quanto ao poder de engagement e força de comunicação do Rock in Rio que, além de ser o maior evento de música e entretenimento do mundo, é uma plataforma capaz de gerar um impacto enorme no mercado da comunicação, alcançando milhões de pessoas” Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
 
As redes sociais foram, também, um dos principais veículos de comunicação do festival, onde foram feitos 2.256 publicações com conteúdos dinâmicos no Facebook, Instagram e Twitter, bem como vários vídeos em direto durante os dias do evento, gerando cerca de 30 milhões de impactos. No Twitter o Rock in Rio-Lisboa também esteve em destaque, tendo figurado por 21 vezes nos Trending Topics de Portugal.
 
RIRLX 3
 
Também o site oficial do Rock in Rio-Lisboa atesta o sucesso da edição. 1.252.813 milhões de visitantes únicos acederam ao site para acompanhar tudo o que se passava na Cidade do Rock e consultar informações sobre cartaz, acessos ao recinto, transportes, entre outras. Nesta edição, a transmissão online teve mais de 56 horas live e com oito sinais diferentes de streaming que permitiram mostrar, a quem estava fora da Cidade do Rock, tudo o que nesta ia acontecendo, desde os concertos no Palco Mundo, aos espetáculos do Super Bock Digital Stage, aos vários pontos de diversão e entretenimento do recinto como as Somerby Pool Parties do Music Valley, as animações da EDP Rock Street e o ambiente geral do Parque da Bela Vista.

A aplicação do Rock in Rio-Lisboa desenvolvida pela Vodafone também encontrou recetividade, registando mais do dobro de downloads e utilizadores registados que na edição anterior. Uma ferramenta, não só, de informação como, também, de entretenimento com vários jogos incorporados.
 

Os  números

  • 57 horas de música
  • 264 acts musicais/entretenimento
  • 18.999 pessoas andaram na Roda-gigante (das quais 7.906 foram reservadas através da solução Vodafone Smart Check-in)
  • 3.611 pessoas andaram no slide (das quais 1.459 foram reservadas através da solução Vodafone Smart Check-in)
  • 90.000 copos de Somersby consumidos
  • 360.000 copos de Super Bock consumidos
  • 62.500 copos de Pepsi consumidos
  • 55.000 sofás Vodafone distribuídos
  • 7 estruturas de carregamento de telemóveis, equivalentes a cerca de 750 pontos de energia
  • No dia 24 de junho (Bruno Mars) o tráfego de dados móveis na rede Vodafone igualou o volume registado em toda a edição de 2016. No total dos três primeiros dias da edição de 2018, este valor duplicou face aos cinco dias de festival em 2016