Europac faz comunicado sobre OPA

O Grupo Europac fez um comunicado acerca de uma oferta pública voluntária de aquisição (OPA) sobre a totalidade das ações pela sociedade DS Smith PLC.


O Conselho de Administração da Europac recebeu, no passado dia 15 de maio de 2018, uma carta de oferta sujeita a determinadas pré-condições, entre as quais se encontrava a realização de uma auditoria de compra confirmatória.

A 16 de maio de 2018, o Conselho de Administração do Grupo Europac concordou com a abertura do processo de auditoria de compra confirmatória após a assinatura de um acordo de confidencialidade.

O Conselho de Administração aprovou a constituição de um comité de trabalho para acompanhamento da OPA composto por conselheiros sem conflitos de interesses. O Comité da OPA é formado pelos conselheiros independentes Rocío Hervella Durántez, que é também a presidente do referido comité, Celine Abecassis Moedas e Ricardo de Guindos Latorre, e dos conselheiros qualificados como “outros externos” Juan Jordano Pérez, Vicente Guilarte Gutiérrez e Tres Azul, S.L., representada por Fernando Padrón Estarriol.

O Conselho de Administração da Europac também aprovou as nomeações do Citigroup Global Markets Limited - Sucursal em Espanha, como assessor financeiro, e da Uría Menéndez Abogados, S.L.P. e da DLA Piper Spain S.L.U. como assessores jurídicos.

Numa reunião que decorreu a 30 de maio de 2018, após relatório favorável do Comité da OPA e com a abstenção dos conselheiros que se encontravam em situação de conflito de interesses, o Conselho concordou com a assinatura do acordo de compensação ou break fee agreement referido no anúncio da OPA.

No acordo de compensação, a DS Smith PLC compromete-se a pagar 69,357 milhões de euros à Europac no caso da sua assembleia de acionistas não aprovar a aquisição de 100% do capital da Europac.

Por sua vez, a Europac compromete-se a pagar à DS Smith PLC 15,649 milhões de euros caso uma oferta concorrente com valor superior seja autorizada pela CNMV e liquidada.

Os membros do Conselho de Administração do Grupo Europac vão pronunciar-se sobre a referida OPA na data estabelecida pela regulamentação aplicável, assim que a CNMV autorize a OPA e o Conselho receba os relatórios financeiros e de assessoria jurídica necessários.