Login

ANFEC torna-se AIFEC e abrange agora Portugal

Os participantes no congresso

 

“Empresa 4.0 – Um Novo desafio” foi o tema do XX Congresso da ANFEC, Associação Nacional de Fabricantes de Etiquetas em Contínuo, que decorreu no Porto, entre os dias 10 e 13 de maio. No primeiro dia de trabalhos a Associação espanhola oficializou, em Assembleia Extraordinária, a mudança de nome e a abrangência geográfica, passando a contar com associados portugueses e a denominar-se Associação Ibérica de Fabricantes de Etiquetas em Contínuo (AIFEC).


A decisão, de acordo com o presidente da Associação, José Ramon Benito, vem “potenciar a representação da instituição no setor e torná-la mais atrativa para todos os elementos que a integram”, fabricantes e fornecedores.


Transversal a todas as apresentações realizadas, foi a constatação que a revolução tecnológica global e, consequentemente, as empresas, tem no seu centro o elemento humano. São os recursos humanos que vão fazer a diferença num mundo em que um novo paradigma se instalou e em que a mudança é imparável.


As sessões técnicas do Congresso permitiram, aos cerca de 200 participantes, ficar a conhecer melhor novos produtos e equipamentos, desenvolvidos para responder aos desafios da quarta revolução industrial (Revolução 4.0), que obriga as empresas a inovar e a adaptarem-se constantemente.

IMG 4696


Ficou patente, que a revolução ainda está em curso, sem prazo para terminar, e as marcas fornecedoras de equipamentos, serviços e produtos aos fabricantes de etiquetas apresentaram soluções inovadoras e flexíveis, tendo em conta as mudanças velozes e contínuas do setor.


Novidades na área da digitalização dos processos de produção, impressão UV, automatização de pequenas produções, sistemas de segurança nas etiquetas, foram alguns dos temas abordados neste encontro de profissionais, onde estiveram representadas marcas como a AB Graphic, a Avery Dennison, a Codimag, a Durst, a Fujifilm Europe, a Martin Automatic, a Screen GP Europe, a Sistrade e a Xeikon.