MELT Foto BEEVERYCREATIVE

A Agência Espacial Europeia (ESA) recebeu uma impressora 3D (ALM-Additive Layer Manufacturing) concebida para trabalhar em condições de microgravidade e fazer a impressão 3D com polímeros de engenharia com propriedades mecânicas e térmicas de alta qualidade. Este projeto foi desenvolvido por um consórcio internacional, do qual a portuguesa BEEVERYCREATIVE faz parte.


A BEEVERYCREATIVE, com sede em Ílhavo, é uma fabricante de impressoras 3D, Nos últimos dois anos, dois dos seus engenheiros trabalharam neste projeto para a ESA.

Com o nome de projeto MELT (Manufacturing of Experimental Layer Technology), o objetivo passava por projetar, desenvolver e testar um modelo ALM totalmente funcional (impressora 3D), capaz de trabalhar sob as condições de microgravidade da ISS (Estação Espacial Internacional) e fazer a impressão 3D com polímeros de engenharia com propriedades mecânicas e térmicas.


O consórcio conta com a SONACA Space GmbH, a OHB-System AG, a Active Space Technologies SA, e a BEEVERYCREATIVE, sendo a última responsável pelo design e desenvolvimento do protótipo da impressora assim como pelo software operativo.


Reunindo o know-how deste projeto, a BEEVERYCREATIVE quer desenvolver uma nova impressora 3D, voltada para desenvolvimento de produtos e prototipagem rápida. O novo projeto está a ser desenvolvido pela start-up portuguesa com o apoio dos mediadores portugueses da ESA, o Instituto Pedro Nunes, como consultores para uma possível transferência de tecnologia do projeto MELT.


A nova solução poderá servir indústrias como a automóvel, do calçado e eletrónica, entre muitas outras.