Air Liquide assina contrato com Numanova
 
A Air Liquide fez um contrato com a start-up italiana Numanova, especializada na produção de pós metálicos utilizados como matéria-prima na impressão 3D. A Air Liquide vai fornecer seis milhões de m3 por ano de árgon líquido de elevada pureza para o novo centro de produção da Numanova localizado em Nera Montoro, em Itália.
 
Na fabricação aditiva, o árgon é utilizado como gás inerte de processo, quer para a produção das ligas e dos pós metálicos, quer ainda no fabrico das peças com as impressoras 3D, para proteger da oxidação e garantir a robustez e a qualidade das peças.

Nicolas Poirot, Vice Presidente da Air Liquide South West Europe, declarou: “A Air Liquide está bem posicionada para acompanhar os seus clientes do mercado da fabricação aditiva, sector em pleno desenvolvimento. As equipas da Air Liquide sentem-se orgulhosas de poder acompanhar os seus clientes no seu desenvolvimento, graças à proximidade e à escuta ativa das suas necessidades.”

A Numanova equipou-se com a tecnologia de atomização a gás para produção de pós metálicos mais avançada do mercado internacional, instalada em duas unidades fabris e que permite produzir em plena capacidade até 800 toneladas /ano de pós. O processo consiste na pulverização de um fio metálico em fusão na forma de gotas finas graças à injeção de árgon a alta pressão.
 
Paolo Folgarait, Director Geral e co-fundador da NUMANOVA, acrescentou: “Ao associar a expertise da Air Liquide ao conhecimento das nossas tecnologias obtivemos excelentes resultados concretos e de grande valor. Encontrámos na Air Liquide um parceiro estratégico atento às nossas necessidades e que nos acompanha de um modo duradouro no nosso crescimento”.

A partir destas ligas em pó, e após um processo rigoroso de validação, certificação e qualificação do produto, a Numanova pode fornecer uma gama de pós metálicos para a fabricação aditiva de peças com geometrias complexas e novas funcionalidades: por exemplo na área biomédica para o fabrico de próteses, de peças de motores no sector automóvel ou ainda de turbinas no sector aeronáutico e energético, bem como na joalharia.
 
Na Europa, além da Numanova, outras empresas como é o caso da Erpro & Sprint, empresa especializada na fabricação aditiva de protótipos e pré-series em França, para os sectores automóvel, aeronáutico e medicinal; do Fada-Catec, o Centro de Tecnologias Avançadas Aeroespaciais de Sevilha em Espanha; e da ADIRA-Metal Forming Solutions, empresa especializada em equipamentos mecânicos de corte a láser de metais em Portugal, recorreram à expertise da Air Liquide neste domínio.