Login

Diretivas europeias sobre embalagens de cartão promovem a economia circular

Embalagens em cartão

A FEFCO está satisfeita com o compromisso final votado pelo Comité de Meio Ambiente do Parlamento Europeu sobre resíduos. Um elemento-chave é o reconhecimento de que os produtos recicláveis oferecem uma oportunidade para a economia circular e que existem benefícios claros decorrentes de embalagens feitas a partir de materiais recicláveis.



O reforço dos requisitos de recolha separada, juntamente com a redução progressiva do aterro, é fundamental para a obtenção de material de alta qualidade para reciclagem e aumentará o mercado de matérias-primas secundárias.
A manutenção do mercado interno como base jurídica para a embalagem e os produtos embalados apoia plenamente a livre circulação de produtos embalados na UE.

Além disso, as metas para reduzir a geração de resíduos alimentares no retalho e distribuição estão em linha com as ambições da indústria. Angelika Christ, Secretária Geral da FEFCO, disse: "A embalagem de cartão é parte da solução e os nossos membros já fornecem soluções adequadas para embalagens com o propósito para combater o desperdício de alimentos".


As embalagens de papel e cartão já alcançam altas taxas de reciclagem, e os novos objetivos de reciclagem de papel (85% até 2030) encorajarão a indústria a continuar os esforços e contribuir ainda mais para a construção da economia circular na Europa.

 

A FEFCO (Federação Europeia de Fabricantes de Cartão Ondulado) representa os interesses dos fabricantes europeus. Com sede em Bruxelas, a FEFCO possui 17 membros. O papel da Federação é investigar questões económicas, financeiras, técnicas e de marketing, de interesse para a indústria de embalagens, para analisar todos os fatores que podem influenciar a indústria e promover e desenvolver a sua imagem.