service engineer

A Roland DG Corporation abriu o concurso Global SE Awards 2018, que irá decorrer na sede de Hamamatsu, de 23 a 25 de abril de 2018. O concurso destina-se a engenheiros de manutenção (SE) envolvidos na reparação e manutenção dos produtos da Roland DG.

No seguimento da sua fundação, em 1981, a Roland DG estabeleceu serviços de apoio ao cliente e capacidade de apoio abrangentes, agora com o nome de Roland DG Care. Takaaki Koshita, diretor-geral da Roland DG Glonal Technical Services, diz: “Proporcionando uma série de concursos regionais que culminam num concurso global final, o nosso objetivo é aumentar o orgulho pessoal e motivação dos SE, bem como desafiar as competências de conhecimento e técnicas que cultivaram no seu trabalho quotidiano e encorajá-los a partilhar as suas melhores práticas e know-how individual com os seus pares”.

O Global SE Awards 2018 é o terceiro concurso global a decorrer, no seguimento do segundo evento, em 2015. Para o concurso que se avizinha, as competências de manutenção dos participantes serão testadas em duas categorias: impressoras de jato de tinta, que representam a linha principal de produtos da Roland DG, e dispositivos 3D, o que inclui as máquinas de fresagem dentária digital DGSHAPE, utilizadas pelos profissionais da medicina dentária em todo o mundo.

Os concursos locais irão decorrer nas regiões da América, Europa/Médio Oriente/África e Ásia de novembro de 2017 a fevereiro de 2018, com 778 Engenheiros de Manutenção Certificados da Roland DG Care a participarem. Os SE serão selecionados para representar cada região com base no seu desempenho nos concursos locais que, para além do nível de conhecimentos e competências, também mediram a qualidade das suas atividades diárias e o quão proativos foram ao partilharem o seu know-how com os pares. Os 28 finalistas selecionados irão colocar as suas competências e conhecimento sobre serviços de manutenção à prova em exames práticos e teóricos, de modo a determinar o campeão em cada categoria.

«Os SE trabalham em estreita colaboração com os clientes por todo o mundo,» disse Koshita, «e são a chave para atingirmos a missão a longo prazo da Roland DG no sentido de manter e incrementar a confiança do cliente, proporcionando manutenção e apoio de elevada qualidade. Com as empresas a tornarem-se cada vez mais competitivas, o apoio ao cliente e manutenção nunca foram tão importantes e estamos a trabalhar para criarmos diferenciação da marca e proporcionarmos paz de espírito aos nossos clientes.»

«Para 2018,» prosseguiu Koshita, «aumentámos a gama de produtos coberta no concurso que se avizinha, pois queremos proporcionar o mesmo serviço excelente a todos os nossos clientes, que utilizam a nossa vasta gama de produtos. Desenvolvemos uma plataforma online que permite aos SE de todo o mundo partilharem regularmente os seus conhecimentos sobre manutenção e apoio, como membros de uma equipa global. O concurso Global SE Awards dá aos SE selecionados de cada região a oportunidade de partilharem o seu conhecimento e know-how uns com os outros. Como os principais SE nas suas respetivas regiões, esperamos que isto sirva como uma forma de incrementar o nível de qualidade do serviço a nível global.»

A Roland DG oferece um programa de certificação para os seus engenheiros de manutenção de modo a proporcionar um serviço de alta qualidade uniforme para os clientes em todo o mundo. Os SE são instruídos na forma como os produtos da Roland DG são construídos e recebem formação aprofundada sobre como executarem as instalações, reparações, inspeções e manutenção dos produtos. Só depois de passarem no programa de certificação, provando que possuem o conhecimento e competências apropriados, é que os formandos podem receber aprovação como SE certificados.

O programa de certificação centra-se na qualidade das atividades quotidianas e profissionalismo dos SE, possuindo uma escala de avaliação com base em pontos para assegurar certificações objetivas. Os pontos adquiridos foram utilizados para selecionar os participantes dos concursos locais do Global SE Awards 2018, bem como do concurso mundial.