Discovery Books
 
A Spielwarenmesse, Feira Internacional do Brinquedo em Nuremberga, regressa à Alemanha entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro. Lá é possível conhecer uma série de inovações como, por exemplo, os produtos da Discovery Books, que transformam o conceito de livros para crianças num ambiente dominado pelas novas tecnologias.

A equipa da Discovery Books desenvolve uma série de livros infantis que levam a várias descobertas. Por exemplo, uma paisagem retratada no livro pode ser alterada com recurso tinta termocromática, sensível ao calor. Isso permite que Pauli, o personagem principal da primeira série de livros, ganhe novos amigos no que inicialmente aparece como uma cena precária.
 

Os pais podem recorrer a uma aplicação especialmente desenvolvida para trazer os personagens dos livros para a vida dos seus filhos. Com a Realidade Aumentada, as imagens tornam-se tridimensionais e os efeitos especiais podem ser desencadeados por controlos simples para crianças. A realidade aumentada é uma tecnologia baseada em computador que melhora a perceção humana da realidade. Assim que a câmara de qualquer dispositivo móvel (telemóvel ou tablet) estiver dirigida a uma das páginas do livro, o dispositivo reconhece os "hotspots" e desencadeia conteúdo multimédia, que permite situações como mover visões 3D, sons e outros recursos. Isso encerra o conceito holístico e orientado para o futuro do livro.

“Contar histórias é um bem valioso que promove não só a concentração, mas também o vocabulário e habilidades linguísticas. As crianças são naturalmente curiosas e é por isso que a nova série de livros oferece uma função divertida adicional. A aplicação gratuita permite que grave e reproduza o seu próprio conteúdo de voz para cada página do livro. Seja a história da boa noite da avó ou a interpretação de pai sobre as aventuras de Pauli - não há limite para a criatividade” refere a Discovery Books.

Em 2017 a Spielwarenmesse contou com 2.850 expositores de 60 países, dos quais 800 não participam em mais nenhuma feira. Foram apresentados um milhão de produtos dos quais 100 000 foram novos produtos. A feira contou ainda com 73 000 visitantes, oriundos de 120 países.
 
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é a representante oficial desta feira.