oki dicomA OKI acaba de lançar as primeiras impressoras LED com servidor DICOM incorporado (Digital Imaging and Communications in Medicine) – uma inovação exclusiva da marca, que permite a impressão de imagens clínicas a cores e em alta definição, sem a utilização de software de conversão ou servidores de impressão externos. A gama de impressoras OKI integra-se com os sistemas clínicos, através do protocolo DICOM, testado e reconhecido pelo sector médico. O DICOM é o principal protocolo padrão internacional para manuseamento, armazenamento, impressão e transmissão de imagens médicas.

“Uma vez que os nossos equipamentos foram especialmente desenvolvidos para o protocolo DICOM, não exigem a instalação de dispendiosos drivers adicionais nem outros servidores de impressão, evitando problemas de comunicação entre os vários dispositivos”, destaca Patrick Rabel, Diretor de MSD da OKI Europe Limited.

“Esta é uma solução eficaz, porque dispensa configurações adicionais, e versátil, robusta e flexível, podendo também dar resposta a todas as necessidades de impressão típica de qualquer escritório”, acrescenta Carla Andrade, Product Marketing Manager da OKI Systems em Portugal.

A nova gama DICOM é composta por quatro produtos: as impressoras A4 C610DM e C711DM; e os equipamentos A3 C831DM e C910DM. Cada um dos produtos inclui um servidor de impressão DICOM e permite impressão a cor e monocromo.

A utilização de papel comum apresenta também diversos benefícios face à película utilizada para impressão de exames de imagiologia. No caso de departamentos com elevados volumes, como os de radiologia ou na realização de TACs, é possível reduzir os custos de forma significativa. O papel é também um recurso mais ecológico, fácil de armazenar e permite fazer anotações com facilidade. Ao contrário da película, as impressões em papel não são permeáveis à luz nem sofrem degradação com a exposição direta à luz solar.