Five SensesComeça hoje a 19ª edição da European Paper Week, em Bruxelas, marcando também o 25º aniversário da CEPI. Como parte do tema deste ano, os participantes são convidados a sentir o futuro e a recorrer aos cinco sentidos para perceber o potencial da indústria baseada no biológico e na inovação.

Como parte da ambição da indústria de liderar a transformação da bio economia na Europa, o evento deste ano será o anfitrião da edição inaugural da edição dos  Blue Sky Young Researchers and Innovation Awards, onde oito pesquisadores vão defender as ideias para mudar a indústria.
 
Com base no tema deste ano, os participantes também são convidados a experimentar o potencial da indústria em primeira mão. Uma exposição denominada "Five Senses" exibirá múltiplos produtos inovadores e baseados em papel, que podem ser utilizados para fins tão diversos quanto o cultivo de células humanas, estruturas de aeronaves e alternativas renováveis e biológicas para garrafas plásticas.
 
“A transformação da indústria está a ganhar velocidade. A European Paper Week desde ano mostra como podemos olhar em frente e como podemos, como uma indústria líder na utilização dos materiais renováveis e recicláveis, libertar o potencial de uma bio economia circular” Sylvain Lhôte, diretor geral da Confederação Europeia das Indústrias de Papel (CEPI)
 
A sessão deste ano receberá Gunter Pauli, autor da The Blue Economy, um relatório de renome mundial que descreve como as inovações inspiradas nos próprios ciclos renováveis da natureza podem construir uma economia sustentável desde o início. Também desafia os participantes a pensar "fora da caixa" e mostra como a Estratégia de Bio economia da UE pode ajudar a acelerar a implantação da inovação do laboratório para o mercado.
 
Olhando para o futuro, a indústria continuará a colocar as palavras em ação, conforme descrito na versão revista do 'Roteiro do Investimento' até 2050, aproveitando o sucesso do projeto pioneiro 'Roots and Beyond' para demonstrar, na prática, os investimentos transformadores que ocorrem em toda a indústria.
A CEPI também pretende estar na vanguarda da discussão sobre o próximo programa de pesquisa e desenvolvimento da UE para garantir o financiamento dos projetos de bio economia que podem impulsionar a inovação da indústria para o próximo nível.
 
A CEPI é uma associação pan-europeia que representa a indústria florestal e papelaria. Através das suas 18 associações nacionais, a CEPI reúne 495 empresas que operam mais de 900 fábricas de celulose e papel em toda a Europa, produzindo papel, papelão, celulose e outros produtos à base de biocombustíveis. A CEPI representa 22% da produção mundial, um volume de negócios anual de 81 bilhões de euros para a economia europeia e emprega diretamente mais de 175 mil pessoas.