Calendario Inapa 2018O Palacete Gomes Freire foi o palco escolhido pela Inapa, no passado dia 18 de outubro, para apresentar o calendário Super-heróis Inapa 2018. O calendário Inapa, que já conta com cinco anos de existência, tem como objetivo aproximar os futuros profissionais da área de design ao mundo do papel e do packaging. O produto final é o resultado do esforço de mais de 1500 estudantes, das escolas de design de Portugal e Espanha, que agarraram a oportunidade para mostrar a sua criatividade, empenho e trabalho.
 
 
A escolha do tema para o calendário 2018 da Inapa foram os Super-heróis e foram estes que deram inspiração aos estudantes para representar várias personagens com capacidades sobrenaturais, para os ajudar no trabalho com o papel e o packaging. Ao longo dos dozes meses, podemos ver representados os SuperFinePapel, a Canvas Ninjas, a Lara Kraft e o Dick Packaging, o Spider Vinil e a Cat Ink, entre outros.
 
Na exposição, organizada pela Inapa, foi ainda possível ter contato com os trabalhos desenvolvidos para os calendários de 2016 e de 2017. Recorde-se que o calendário Inapa 2016 foi desenvolvido sob o tema '50 Anos de Filmes' como forma de assinalar o meio século de existência da Inapa, e o de 2017 teve como mote o 'Sabor a Inapa', que representava os vários países onde a empresa marca presença.
 
A Inapa ressalva que as escolas partilham da mesma ideia de que estas iniciativas são uma oportunidade de aproximar os futuros profissionais ao mundo do trabalho real, levando a um estreitamento da distância que existe entre o mundo estudantil e o mercado de trabalho.
Os estudantes, além de terem contato com os vários tipos de papel e de técnicas do mundo gráfico, sabem que os seus trabalhos irão ser apresentados a um júri que os irá avaliar profissionalmente e que, em último lugar, os trabalhos estarão a circular em empresas reais, no mercado de trabalho onde querem inserir-se.
 
Este ano, a iniciativa contou com o apoio do IADE, em Lisboa, da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Escola Superior de Desenho de Madrid e a Escola Superior de Desenho de Barcelona.