Pasta de papelNa luta pela eficiência e sustentabilidade, as nano fibras de pasta de papel podem vir a desempenhar um papel fundamental na indústria automóvel. No Japão, os fornecedores da indústria automóvel estão a trabalhar com elementos extraídos da pasta de papel para integrar a composição dos carros.


Investigadores da Universidade de Kyoto estão a trabalhar com grandes marcas para criar plásticos fortalecidos com fibras de pasta de papel. A vantagem maise que cada nano fibra tem uma dimensão 1000 vezes mais pequena que um milímetro. O processo industrial da integração é 80% mais barato do que antes e é possível obter uma carroçaria de um carro que seja cinco vezes mais leve e simultaneamente mais resistente.


A necessidade surge da substituição dos motores de combustão por motores elétricos, em que as baterias são maiores e mais pesadas. Torna-se necessário diminuir o peso, noutras áreas dos automóveis, para conseguir melhorar o consumo de energia. O primeiro protótipo deve ser apresentado em 2020.