Ativação no dia internacinal da juventudeHoje, dia 11 de Agosto, entre as 09h30 e as 18h00, a Sociedade Ponto Verde está a sensibilizar cerca de 1400 jovens para a separação e reciclagem. A ativação decorre no Parque Urbano do Centro Desportivo Nacional do Jamor e pretende incentivar os participantes a separar todos os resíduos produzidos durante o dia, resultado dos almoços, lanches e jantares.
 
Para isso, todos os kits de refeição estão sinalizados com autocolantes que motivam a procura do ecoponto mais próximo e colocação da embalagem no local correto.
 
Os ecopontos estão também devidamente assinalados e espalhados pelo recinto, com informações explicativas quanto ao que deve ser colocado em cada um. Os jovens que, na hora de almoço, procurem os ecopontos e cumpram o dever cívico de reciclar, vão encontrar promotores a entregar como prémio um lenço da Sociedade Ponto Verde, símbolo do compromisso com a reciclagem.
 
No kit do jantar, a ser entregue já na viagem de regresso, a mensagem é que os jovens depositem as embalagens no ecoponto certo à chegada a casa.
 
A ativação surge a propósito da campanha de sensibilização da Sociedade Ponto Verde “Reciclagem, Sempre!”, que desafia os portugueses a reciclar em qualquer contexto ou lugar, mesmo quando a rotina muda - seja numa ida à praia, num piquenique, numa corrida, num festival ou numa festa. A primeira ação da campanha decorreu no NOS Alive, seguida de uma outra no Festival Santa Cruz Ocean Spirit.

As atividades decorrem no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
 
O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto e as celebrações estão a decorrer esta sexta-feira, com o tema “Jovens construindo a paz”, no sentido de sensibilizar e incentivar os jovens a ter um papel ativo na construção de um futuro melhor. Durante o dia os participantes têm à disposição uma série de atividades desportivas, lúdico-pedagógicas e de sensibilização para comportamentos e estilos de vida saudáveis.
 
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde".