Log in

Europac aumenta lucros em 10%

Europac aumenta lucro
Europac aumenta lucro

Europac aumenta lucro
O grupo Europac registou um resultado líquido de 11 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, uma subida de 9,5% em relação ao mesmo período do exercício anterior. A faturação cresceu 7,2% para os 282 milhões de euros. O EBITDA consolidado alcançou os 31 milhões de euros, uma subida de 3,2% face ao trimestre homólogo, e o EBIT consolidado aumentou 4,3% para os 19 milhões de euros.


A empresa refere que isso é possível devido à redução do custo financeiro em 1,8 milhões de euros (menos 45% face ao ano passado) a um menor volume de dívida e a outras medidas que visaram reduzir o encargo financeiro.

“Estes resultados produziram-se num contexto de mercado caracterizado pela descida dos preços de venda do papel e pelo aumento dos preços da matéria-prima em relação ao mesmo período de 2016. Em concreto, segundo os dados do sector, entre 1 de janeiro e 31 de março deste ano, o preço do papel recuperado aumentou 17%, enquanto os preços de venda do papel kraftliner e do papel recuperado desceram 3 e 5%, respetivamente” refere a empresa em comunicado.
 
Ainda assim registou-se um aumento dos volumes de venda nos negócios de papel e packaging, e a continuidade dos projetos internos de gestão levaram a um crescimento da margem EBITDA intra-anual de 1,2% para os 15,7%.

José Miguel Isidro, presidente executivo da Europac, sublinha que “são bons resultados num cenário adverso, que demonstram a força e solidez da atividade da empresa”. Segundo o dirigente “as subidas dos preços de venda de papel anunciadas e a descida do preço da matéria-prima serão plenamente refletidas na conta de resultados a partir do segundo trimestre do ano e, nas condições atuais, antecipamos um bom exercício que irá evoluir de menos para mais”.
 

Evolução dos negócios

 
A evolução do mercado foi compensada parcialmente pelo aumento do volume de venda tanto em kraftliner como reciclado, que se traduziu num crescimento da faturação de 7,6%. Isso faz antever uma melhoria do negócio para o segundo trimestre, refere a empresa.

A Divisão de Packaging registou um crescimento da faturação de 6,3%, com um aumento do volume de vendas em todos os mercados, e atingiu um EBITDA 30% superior ao de há um ano. O custo logístico da embalagem ou o desenho estrutural, traduziram-se num aumento da margem de EBITDA intra-anual que praticamente duplica o valor obtido no primeiro trimestre de 2016.

Há que ter em conta a influência no trimestre dos resultados não recorrentes de 1,5 milhões de euros baseados principalmente na venda da Europac Logística, Lda., que reportou mais-valias de 2,3 milhões de euros. 
 

Operações corporativas

 
Este ano, o Grupo Europac adquiriu uma fábrica de embalagem em Lucena (Córdoba) e um centro de gestão de resíduos em Laguna de Duero (Valladolid). Estas operações respondem à vontade de Europac de crescer e reforçar o seu posicionamento estratégico nos mercados espanhóis de packaging e gestão de resíduos.