Esko CDI Crystal XPSA Esko revelou que a nova geração de equipamentos para a produção de chapas em flexografia, introduzida durante a drupa 2016, está a ter sucesso junto dos clientes. Durante o segundo semestre de 2016, a primeira série de dispositivos CDI Crystal e XPS Crystal da Esko foi instalada em locais de produção de clienes, na Europa e na América do Norte.
 

A XPS Crystal 5080 é um dispositivo de exposição UV LED que combina a exposição UV principal e traseira numa única operação. A solução elimina 50% das muitas etapas de trabalho manual em comparação com outras tecnologias.
 
Como explicou o Vice-Presidente de Hardware da Esko, Thomas Klein, “o tempo médio de execução de chapas flexo está a diminuir, e a indústria precisa ter formas de reduzir o tempo de produção com mais eficácia. Uma parte considerável da solução consiste de repensar a confecção de placas flexo, até agora um processo manual altamente complexo, que quase sempre envolve até cinco dispositivos de hardware diferentes e seis etapas de processo. Integração de etapas de processo e mais automação – e assim a padronização – melhora a qualidade, aumenta a consistência e facilita o uso, além de capacitar os clientes a gerenciar com maior eficiência o fluxo de trabalho de confecção de chapas flexo digitais".
 
Uma série de tipos de chapas popular dos principais fornecedores de chapas flexo (DuPont, MacDermid, Asahi e Flint) já foi certificada para a XPS Crystal da Esko para acomodar a maioria das aplicações de impressão em embalagens flexíveis. A lista de chapas flexo certificadas continua a crescer para garantir que a plataforma CDI Crystal suporta a maior faixa possível de aplicações de impressão flexográfica.

Em parceria com a Vianord, a Esko vai automatizar o processo de confecção de chapas flexo. O próximo passo em consistirá numa ponte entre a CDI Crystal 5080 XPS e uma instalação de processamento de chapas. A imagem das chapas flexo será formada, exposta simultaneamente da parte traseira e através da máscara, e processada numa única linha de produção dinamizada, removendo um número ainda maior de etapas do processo.


Integrar as operações de pré-impressão e confecção de chapas


Para que a execução da impressão ocorra em menos tempo as chapas flexo precisam estar prontas mais rápido, dentro de uma janela de produção confiável, para que as operações de impressão não sejam prejudicadas pelas paralisações da máquina à espera das chapas.

A Esko move o controle operacional para o departamento de pré-impressão, derrubando silos e integrando melhor a produção de placas flexográficas com o fluxo de trabalho de pré-impressão.

O gestor de dispositivos Automation Engine monitora o status do trabalho, controla e dirige as operações de confecção de chapas flexo. O trabalho em andamento, o status do trabalho e as filas de dispositivos são monitorados e apresentados visualmente. Assim, o departamento de pré-impressão dispõe de todas as informações necessárias para prioritizar e gerir as filas de confecção de chapas e produzir a chapa certa na hora certa.


Os clientes confirmam


Os clientes de confecção de chapas flexo da Esko, Inci.Flex (Itália) e Glatz Klischee (Áustria) estão entre os primeiros utilizadores das novas soluções flexo da Esko.  A Inci.Flex é uma empresa de pré-impressão flexo e de gravuras de Fisciano (província de Salerno), Itália. Enzo Consalvo, Diretor Administrativo da Inci.Flex comenta: “Além da automação e maior capacidade alcançadas com a nossa nova CDI Crystal 5080 da Esko, a possibilidade de produzir pontos mais estáveis e confiáveis na chapa garante que nossos clientes tenham excelentes resultados de impressão em toda a gama de tons. Isto produz destaques perfeitos, meios-tons estáveis, sombra próxima a zero, transições mais suaves e sólidos mais densos, completos, uniformes. Graças à alta qualidade de impressão, podemos oferecer aos impressores a capacidade de criar embalagens flexográficas de alta qualidade, comparáveis à impressão de gravuras. Tornou-se uma autêntica ferramenta de marketing para nós com os nossos clientes”.

Glatz Klischee está a trabalhar com a nova XPS Crystal 5080 da Esko há cerca de seis meses. “O fato da nova solução produzir exposição principal e traseira em uma só etapa provou ser uma imensurável melhoria no desenvolvimento do dispositivo e está prestes a dar um salto quântico na fabricação de chapas”, diz Manfred Schrattenhaler, Diretor Administrativo. “Graças a esta tecnologia, podemos agora fornecer aos nossos clientes telas padrão (linha 54/60), até a faixa premium absoluta com 250 lpi. Podemos produzir a melhor qualidade possível na chapa com o mais alto nível de consistência e reprodutibilidade que jamais experimentamos antes”.
 

A Esko emprega cerca de 1.500 pessoas em todo o mundo e tem sede em Gent (Bélgica). A Esko é uma empresa Danaher.