Epson ePOSA Epson promoveu um evento com a Comunidade de Fabricantes Independentes de Software (ISV), de Portugal e Espanha, para rever as diversas tecnologias ePOS aplicadas ao setor do retalho e debater o futuro da área. O evento teve lugar no Epson Experience Room, em Barcelona, e as conclusões mostram que o retalho necessita de cada vez mais personalização e de proporcionar uma experiência de consumo única.
 
O setor do retalho encontra-se em constante mudança, o que pode refletir-se no tráfego de clientes, na sua retenção e fidelização. Fatores que são acompanhados pela tendência para a personalização, que leva a uma experiência de consumo única. Neste contexto, os dispositivos móveis e as tecnologias combinadas de publicidade de grande formato e sinalização digital, começam a desempenhar um papel crucial.
 
A Epson encara a tendência para a personalização da experiência de compra do cliente, como fator chave no sucesso dos negócios. E a tecnologia, nomeadamente os sistemas ePOS, mostram-se estruturantes para apoiar o crescimento e garantir a atração ao ponto de venda.
 

Novo equipamento


O encontro coincidiu com o lançamento oficial do equipamento para retalho, a impressora de recibos Epson TM-T88VI. A TM-T88VI é uma impressora portátil e com conectividade móvel, que facilita a inclusão de serviços de POS baseados na Web ou num PC tradicional.
 
“Muitas empresas do setor do retalho continuam a procurar a melhor solução tecnológica para aumentar a eficiência e a satisfação do cliente. Ainda assim, existe uma certa resistência a incorporar tecnologias pouco testadas. Com a nossa solução ePOS TM-T88VI, podem ser utilizadas várias plataformas alternadamente, permitindo total liberdade na inclusão progressiva de novos serviços web e/ou aplicações”, comenta Francesc Sunyer, Diretor da Divisão de Business Systems da Epson Ibéria.
 
As cadeias comerciais e os negócios de hotelaria e restauração, já estão a começar a introduzir o uso de tablets como elemento de gestão, para garantir mobilidade aos lojistas e permitir um atendimento totalmente personalizado. O uso combinado de tablets e dispositivos inteligentes, como a Epson TM-T88VI, permite facilitar a integração de aplicações delivery, que agilizam a experiência do cliente e melhoram a perceção que este tem do serviço.
 
No entanto, o setor do retalho continua ainda a revelar um certo receio em incorporar algumas tecnologias. Foi a pensar na simplificação da adoção tecnológica que a Epson desenvolveu as suas soluções ePOS, que dispõem de uma plataforma integradora que torna mais fácil o trabalho do programador. Desde a integração com tablets para gestão do atendimento ao cliente, gestão stocks e controlo de periféricos, até à impressão através de uma rede sem fios.
 
A Epson é uma empresa tecnológica, com gamas de produtos desde impressoras de injeção de tinta e sistemas de impressão digital a projetores 3LCD, óculos inteligentes, sensores e robots industriais. Liderado pela empresa japonesa Seiko Epson Corporation, o Grupo Epson conta com mais de 67 000 funcionários em 90 empresas em todo o mundo.