Logo

Luis Godinho vence Prémio Nacional de Portugal

Janela por Luis GodinhoO fotógrafo terceirense Luis Godinho foi anunciado como vencedor dos Sony World Photography Awards 2017 no Prémio Nacional de Portugal, com a fotografia "Janela".


Foto tirada no Senegal, na aldeia de Parba em abril de 2016, numa missão humanitária que o fotógrafo foi com a fundação AMI.  O fotógrafo esclarece que “durante os dias em que os missionários estão a trabalhar as crianças andam sempre por perto e criam laços muito fortes. Na hora de despedida é um momento difícil e um aperto muito grande no coração. Nesta fotografia a menina está pendurada na janela do autocarro para ficar o mais tempo possível perto de nós.”
 
Nascido em 1983 em Angra do Heroísmo, nos Açores. Luis Godinho concluiu a licenciatura em 2009 em Engenharia e Gestão do Ambiente na Universidade dos Açores. A fotografia surge na sua vida desde novo, mas só em 2008 é que começou a dedicar-se a fundo nesta área, considerando-se um autodidata, no qual dedica muito tempo e realiza imensos trabalhos, sendo a fotografia de rua, de viagem e o fotojornalismo as suas grandes paixões.
 
“O Sony World Photography Awards dispensa apresentações, é sem dúvida um dos concursos mais conceituados do mundo. Ter o meu trabalho reconhecido aqui entre milhares de fotos é como se estivesse a viver um sonho, um orgulho e um privilégio. Fico muito grato por terem escolhido a minha fotografia e por ter ganho este fantástico prémio. Sem dúvida que dá ainda mais alento e vontade de trabalhar, aumentado assim também a minha responsabilidade.”Luis Godinho
 
O segundo e terceiro lugares foram atribuídos às fotografias “O Paraíso é uma Biblioteca” de Luis Pina e “A Minha Música para Ti” de Nuno Teixeira, respetivamente.
 
O trabalho vencedor de Luis Godinho será exibido ao lado das outras imagens vencedoras e premiadas do Prémio Sony World Photography Awards & Exposição Martin Parr - 2017, em Londres, de 21 de abril a 7 de maio, e publicada no livro anual dos vencedores.

O Sony World Photography Awards é uma das maiores competições de fotografia do mundo, e os Prémios Nacionais são um programa global, aberto a fotógrafos de todas as capacidades. Visa encontrar a melhor fotografia única, tirada por um fotógrafo local em 65 países.
 
 Os Prémios reconhecem e recompensam a melhor fotografia contemporânea capturada no ano passado, e integram quatro competições – Professional, Open, Youth e Student Focus.  Os vencedores globais dos Sony World Photography Awards de 2017 serão anunciados a 20 de abril. Foram submetidas 227 596 imagens aos Sony World Photography Awards de 2017, entre todos os concursos.
Pixelpower