Log in

Portugueses eleitos Embaixadores Canon

joel santos
joel santos

joel santos
A Canon anunciou a expansão do seu programa de Embaixadores com a criação do novo nível 'Exploradores', que vai incluir fotógrafos europeus de topo que partilham a sua paixão pelo poder da fotografia e a utilização de equipamentos Canon. Portugal está representado no Programa de Embaixadores da Canon por dois reconhecidos fotógrafos: Joel Santos e Fernando Guerra. Os primeiros 17 Exploradores a ingressarem no Programa de Embaixadores da Canon foram cuidadosamente selecionados, por representantes da empresa em toda a Europa, e dedicam-se a uma variedade de géneros fotográficos e de vídeo, incluindo vida selvagem, desporto, moda, fotojornalismo, viagens, retratos e casamentos.
Inquirido quanto à importância de ser um dos embaixadores deste programa, Joel Santos disse que: “A fotografia é a minha maior paixão e eu gosto de expressá-la através de momentos de luz únicos, retratando paisagens, pessoas e modos de vida singulares, provenientes dos cantos mais longínquos do nosso planeta. E, para o conseguir, tenho usado câmaras Canon desde o primeiro dia. Assim, fazer parte do Canon Ambassador Programme e ser nomeado Canon Explorer deixa-me naturalmente honrado, designadamente por ter sido integrado num grupo de fotógrafos de grande talento e por me permitir partilhar imagens, palavras e emoções com outras pessoas apaixonadas por fotografia em todo o mundo. Esta nomeação eleva a minha fasquia pessoal e profissional, pelo que irei levar o meu equipamento até novos limites para conseguir registar imagens entusiasmantes, contando histórias visuais que ultrapassem a nossa imaginação e os nossos sentidos. Com a Canon, eu sei que eu posso”.
Por sua vez, Fernando Guerra afirmou que: ”A Canon tem estado presente nestes meus 27 anos de fotografias. Comecei com uma T90 em 1986 com 16 anos e um ano depois comprei a minha primeira EOS, uma 620. Foram as primeiras ferramentas de aprendizagem, mas acima de tudo, companheiras de um hobby que mais tarde acabaria por ser a minha vida quando juntei à profissão de arquiteto o olhar de fotógrafo. Ser nomeado Explorer da Canon e passar a pertencer a um grupo tão reduzido de fotógrafos de referência dá-me um orgulho muito especial e ajuda-me no trabalho de comunicar o que melhor se faz em arquitetura em Portugal e no mundo.

Os primeiros exploradores a aderir ao Programa de Embaixadores da Canon são:
• Fotógrafo de vida selvagem e cineasta, Charlie Hamilton James (Reino Unido).
• Fotojornalista e documentarista, Ulla Lohmann (Alemanha).
• Fotógrafo de Natureza, Martin Eisenhawer (Alemanha / Suíça).
• Fotógrafo de Viagens e Documentário, Johnny Haglund (Noruega).
• Reconhecido fotógrafo de casamento, Flávio Bandiera (Itália).
• Fotojornalista premiada de Jornal Aftonbladet, Magnus Wennman (Suécia).
• Fotógrafo especialista em arquitetura, Fernando Guerra (Portugal).
• Fotógrafo de Vida Selvagem, Danny Green (Reino Unido).
• Fotojornalista e cineasta, Ilvy Njiokiktjien (Holanda).
• Fotógrafo premiado de paisagem e viagens, David Noton (Reino Unido).
• Fotógrafo de Retrato, Laerke Posselt (Dinamarca).
• Fotógrafo de Viagens e Paisagem, Joel Santos (Portugal).
• Fotógrafo Chefe de Desporto do jornal The Times, Marc Aspland (Reino Unido).
• Fotógrafo de Moda e Publicidade, Quentin Caffier (França).
• Fotógrafo de Desporto, Ángel Martínez (Espanha).
• Fotógrafo de Moda, Beleza e Retrato e cineasta, Clive Booth (Reino Unido).
• Fotógrafa de Paisagem, Viagens e Retrato, Alessandra Meniconzi (Suíça).

fernando guerra
fernando guerra

fernando guerra
O Programa de Embaixadores é inspirado no projecto 'Explorers of Light' que a Canon EUA tem vindo a levar a cabo com muito sucesso desde 1996. O Programa Embaixadores da Canon Europa foi lançado em junho de 2008 e abrange fotógrafos profissionais de classe mundial de diversas áreas da fotografia - incluindo notícias, desporto, natureza, moda, publicidade e retrato - e de todos os cantos do mundo. Nos últimos quatro anos, estes profissionais partilharam os seus conhecimentos em formações, seminários e em alguns dos certames de fotografia mais importantes, incluindo o Visa Pour l'Image e a Photokina, inspirando fotógrafos de todos os níveis de conhecimento.
Kieran Magee, Director de Marketing de Imagem profissional, da Canon Europa, explicou: "O Programa de Embaixadores Canon fortalece a relação entre a marca e os fotógrafos profissionais, homenageia o talento dos fotógrafos mais importantes do mundo e envolve-os com a comunidade fotográfica. Os fotógrafos inspiram-se uns com os outros e o seu trabalho invoca criatividade futura. O Programa Embaixadores é uma plataforma realmente emocionante para aproximar a indústria fotográfica e permitir partilhar conhecimento".
O Programa Embaixadores está programado futuros alargamentos, com a integração de fotógrafos de topo de todo o mundo que utilizem equipamentos Canon no seu dia-a-dia, unindo-os na partilha da sua paixão pela fotografia e dos seus conhecimentos técnicos.
Num futuro próximo, um terceiro nível de fotógrafos será adicionado ao Programa de Embaixadores com a introdução dos Canon 'Masters'. A adição dos "masters" vai abrir ainda mais o programa de Embaixadores à comunidade fotográfica, incorporando fotógrafos profissionais influenciadores da indústria fotográfica, bem como fotógrafos de topo de renome internacional, que irão facultar as suas opiniões para o Programa de Embaixadores.