apigrafA Apigraf está a promover a realização de workshops nacionais subordinados ao tema da mudança nas empresas, centrado na vertente da reestruturação ligada à responsabilidade social. Os workshops serão realizados durante o corrente ano nos sete países envolvidos nesta iniciativa. Na ocasião os participantes poderão identificar problemas e oportunidades e debater novas estratégias e soluções viáveis num quadro económico-laboral que constitui um desafio para o futuro.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto europeu denominado Socially Responsible Restructuring and Reorientation of Printing Companies, desenvolvido em parceria pelas organizações internacionais do sector, a Intergraf e a UNI Europa Graphical, que conta com o financiamento da Comissão Europeia.
A nível internacional estes workshops serão enquadrados por um grupo de acompanhamento que terminará numa conferência de encerramento em Bruxelas. Este trabalho envolve não só a Intergraf e a UNI Europa Graphical, como também a Facta Consult, empresa responsável pelo estudo. Na primeira reunião deste grupo de trabalho, realizada a 23 de Janeiro, o consultor John Kirkham desenvolveu já as principais linhas de desenvolvimento da actividade de disseminação e debate do estudo, que se pretende proactivo, prático e participativo. Este mesmo responsável enquadrará também os consultores responsáveis pelos workshops nacionais, desenvolvidos de de acordo com a matriz do projecto Europeu mas adaptados à realidade de cada um dos países em que se realizam.


O projecto europeu contou com o envolvimento de um conjunto de empregadores, trabalhadores e representantes patronais e sindicais, resultando na produção de dois documentos: um estudo e um conjunto de ferramentas práticas. O volume “The Future of the European Print Industry – In our Own Hands” e o “toolkit” visam disseminar a análise efectuada no âmbito deste projecto, ilustrando-a com casos práticos e com um conjunto de “ferramentas” de aplicação das conclusões identificadas. Presentemente em tradução para a línguas Portuguesa e Húngara, estes documentos estão disponíveis na internet em inglês, francês, italiano, holandês e alemão. Reestruturar, desenvolver novas abordagens do mercado ou explorar novas tecnologias são algumas das vertentes que o estudo refere como opções possíveis, visando o equilíbrio entre as duas linhas de força deste projecto: a responsabilidade social e a mudança.

Os parceiros neste projecto são:
 Por parte dos empregadores: Intergraf, Apigraf (Portugal), UNIC (França), BVDM (Alemanha), KVGO (Holanda), BPIF (Reino Unido), FEDPRINT (Hungria) e MPIA (Malta). 
 Pela parte sindical: UNI Europa Graphical, Filpac CGT (França), FNV/KIEM (Holanda), UNITE (Reino Unido), General Workers’ Union (Malta) e Hungarian Graphical Workers’ Union.
Para mais informações, contacte José Eduardo Carragosela, secretário-geral da apigraf, através do telefone 21 849 10 20 ou do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.