Omdesign e Norprint premiadas pelo Trabalho Gráfico do AnoO livro “Unicer – 125 Anos”, criado pela agência Omdesign e impresso pela Norprint, foi o trabalho gráfico que se destacou na gala dos Papies 2015, que decorreu no fim do mês de Maio. No Casino da Figueira da Foz, reuniram-se cerca de 300 personalidades ligadas ao mundo gráfico para a gala anual. A Gráfica Calipolense, de Vila Viçosa, foi nomeada Empresa Gráfica do Ano e Joaquim Gomes, da Empresa Diário do Porto, foi nomeado Empresário Gráfico do Ano.

Antes da gala, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar os trabalhos a concurso em cerca de 22 categorias. Seguiu-se o jantar de gala e a respetiva entrega de prémios, que ficou a cargo da jornalista da RTP, Inês Gonçalves, e do humorista Nilton.  

Atelier 004, Cofina, Brandsforall, Fernandes & Terceiro, Centro Português de Serigrafia, Clio by RIP, Criação Livre, Duocor, Dupla DP & Associados, Empresa Diário do Porto, Estúdio Gráfico 21, Etiquel, Fotomecânica Molográfica, Get Bliss, Grafedisport, iCentral News, In Folio Design, Joartes, Jorge Fernandes, L2 Spirit, Lisgráfica, Tipografia Lessa, Louresgráfica, Lusobiblos, Lusoimpress, Marsil, Naveprinter, Nova Gráfica, Ocyan, Omdesign, Onda Grafe, Paleta de Ideias, Susana Farinha, Transgráfica, Costa Guerreiro, UVPlast e Gráfica Calipolense foram as empresas premiadas.

 ExposiçãoA lista completa dos prémios está disponível em: http://www.dopapel.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1513&Itemid=512

 

O concurso, que se realiza há 24 anos, tem categorias tão diferentes como revistas e jornais, embalagens ou rótulos e etiquetas. O objetivo é premiar a criatividade e execução dos melhores projetos gráficos, criados “nos bastidores” por empresas portuguesas que representam o melhor da Europa.

 

O JÚRI

O júri é composto por vários profissionais independentes, uma vez que não têm laços com as empresas patrocinadoras ou com a própria revista. Em 2015, o júri foi composto por Diogo Conceição, da empresa Agora Lx e em representação do Clube de Criativos; Miguel Sanches, docente na Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas na área das tecnologias da impressão e pré-impressão e Rui Sebrosa, Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Tecnologias Gráficas e Coordenador do Mestrado em Tecnologias Gráficas no ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências.

OS PATROCINADORES

A patrocinar cada categoria estão vários fornecedores das empresas gráficas nacionais, desde as grandes papeleiras até a fornecedores de tecnologia. Em 2014 os patrocinadores são: Agfa, Antalis, Azevedo & Albuquerque, Brilho Ibérica, Emetrês, Epple, Epson, Esko, Fedrigoni, Fujifilm, Implexo / HP, Grafopel, Holmen, Inaset, Konica Minolta, Manter, Safetykleen, Serve, Sistrade, Soporset, Ultrachem e Xerox.

O CONCURSO

Jantar da galaOs prémios Papies são organizados anualmente e funcionam como uma montra da tecnologia que dá forma às ideias dos grandes criativos e à comunicação das grandes marcas. É o reconhecimento da uma indústria que trabalha nos bastidores para fazer brilhar as peças de comunicação de todas as outras.

O concurso é composto por várias categorias, cada uma assegurada por um diferente patrocinador. No início do ano, dá-se a abertura do concurso e as empresas interessadas colocam os projetos que consideram mais merecedores à avaliação do júri. Em cada categoria, caso o júri assim o entenda, são atribuídas Menções Honrosas e Grandes Prémios.

Após a votação, apenas os finalistas são convidados a participar na noite de Gala que visa premiar os melhores dos melhores. É nessa noite que são conhecidos ainda a Personalidade e a Empresa Gráfica do Ano, que são os galardões de reconhecimento a uma pessoa ou empresa que se tenha destacado no ano que passou. Galardões que se revestem de especial importância porque são prémios decididos pelos pares do sector gráfico. No final da gala é atribuído o Trabalho Gráfico do Ano, escolhido entre todos os vencedores dos Grandes Prémios das categorias anteriores.

 

A ORGANIZAÇÃO

A revista doPAPEL já está no mercado há mais de 25 anos e surgiu como um meio de comunicação para as empresas de artes gráficas. Em 2009, quando adquirida pela editora Pixelpower, a revista iniciou um processo de transformação. Atualmente dirige-se à comunidade gráfica e aos seus clientes, funcionando como uma ponte entre ambos. O propósito da existência da revista doPAPEL é ser um veículo da informação que permite conhecer os bons exemplos do que se faz nas mais variadas áreas (design, produção, etc.) e reconhecer as oportunidades que se apresentam no mercado. Com uma verdadeira estratégia cross-media, a doPAPEL propõe-se a defender a eficácia e a sustentabilidade da comunicação em papel, ao mesmo tempo que comunica online, com o website www.dopapel.com e nas variadas redes sociais.

Imagens para download

jpgLogótipo   jpgExposição jpgSalão   jpgTGA