rio20O grupo Portucel Soporcel vai participar na Conferência RIO+20, que decorre entre 13 e 22 de Junho no Rio de Janeiro. Com o objectivo principal de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, a Conferência reunirá Chefes de Estado e de Governo para debater a Economia Verde no contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza.
Atendendo à importância estratégica da gestão dos recursos florestais para o desenvolvimento económico, ambiental e social de Portugal, no dia 21 de Junho, Paula Guimarães, Responsável de Certificação Florestal do grupo Portucel Soporcel, irá realizar, no Pavilhão de Portugal, uma apresentação subordinada ao tema “Gestão e Certificação Florestal na Indústria Portuguesa do Papel”. 
Naquele que é o mais importante evento, a nível mundial, no debate dos desafios com que o planeta se defronta em matéria de Desenvolvimento Sustentável, o Grupo procurará chamar a atenção para o papel decisivo que as plantações florestais podem desempenhar na redução da pressão da extracção de matéria-prima a partir de florestas naturais, proporcionando oportunidades em contextos em que estas são praticamente inexistentes e oferecendo uma solução para as necessidades da indústrias de base florestal. Com efeito, a empresa defende que, através de uma gestão adequada, as plantações florestais são geradoras de riqueza, equilíbrio ambiental e bem-estar social. 
O grupo Portucel Soporcel vai realçar, no Rio de Janeiro, que a gestão florestal responsável praticada pelas empresas portuguesas da fileira da pasta e do papel (representando o Grupo perto de 70% dessa fileira), cuja área certificada representa 70% da área certificada total do País, é uma evidência de que plantações florestais bem geridas podem contribuir positivamente para a integridade dos ecossistemas à escala da paisagem, a conservação da biodiversidade e a promoção de um contexto social e económico favorável. 
Esta fileira representa mais de 5% das exportações de bens do País, liderando a contribuição global do sector florestal para a balança comercial. A nível global, é de salientar que mais de 50% das exportações europeias de papel de escritório e impressão offset provêm da indústria portuguesa, ou seja, do grupo Portucel Soporcel.
Ocupando 38% do território, e fortemente direccionada para os mercados externos, a floresta portuguesa possui um elevado Valor Acrescentado Nacional (VAN) – 71,4% (valor superior à média nacional de 59,3%), contribuindo muito significativamente para o peso das exportações no PIB do País. 
Na fileira da pasta e do papel, Portugal é, através do grupo Portucel Soporcel, líder europeu na produção de papel fino de impressão e escrita não revestido e de pasta branqueada de eucalipto. A empresa representa 0,7% do PIB nacional e 3% das exportações de bens gerando um elevadíssimo e ímpar VAN, pelo facto de os seus produtos serem obtidos, na quase totalidade, a partir de matérias-primas e recursos nacionais.
Enquanto grupo florestal verticalmente integrado, cuja actividade se inicia com a Investigação aplicada à gestão responsável de um recurso natural e renovável - a floresta nacional -, passando pela produção de celulose, energia e papel, o compromisso com a sustentabilidade faz parte integrante do seu modelo de negócio. 
Na qualidade de maior gestor florestal privado do País, o Grupo promove a valorização e protecção da floresta, acrescentando valor aos 120 000 hectares que gere em Portugal. Tendo sido a primeira entidade no País a usufruir da gestão florestal certificada simultaneamente pelos sistemas FSC® (Forest Stewardship Council®) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), a Empresa aplica as melhores práticas de silvicultura, executa um plano de defesa e protecção da floresta contra incêndios e promove a gestão da biodiversidade.