cork chochegomezO Vitra Design Museum lançou recentemente, em parceria com a Corticeira Amorim, um concurso que desafia os designers de todo o mundo a conceberem novas aplicações de cortiça ou a melhorarem o actual portfolio de produtos da indústria. 
As 20 melhores propostas serão seleccionadas até 15 de Julho de 2012 com base na relevância clara e aplicação na melhoria das linhas de produtos existentes e / ou a criação de novas aplicações ou linhas de produtos. Os vencedores serão convidados a participar num workshop especializado em Domaine Boisbuchet, no qual se desenvolverão os protótipos das 20 ideias seleccionadas. No final do workshop, será atribuído um prémio de 10.000 € ao melhor projecto. 
Nas palavras de Alexander von Vegesack, Presidente do Domaine de Boisbuchet e do Vitra Design Museum, “Domaine de Boisbuchet é um lugar idílico, que atrai criativos de todo o mundo. Inspirados pela natureza, experimentam trabalhar com a madeira, o barro, tecidos, e outros materiais e, acima de tudo, com a sua fantasia. A cortiça é o enriquecimento ideal desta paleta e é um material pelo qual sempre tive grande respeito e simpatia. Nunca desperdiço uma rolha de cortiça! As minhas mãos e os meus pés apreciam a suavidade e o conforto deste material natural. Este meu afecto intuitivo é também suportado por convicções: as suas incomparáveis qualidades ecológicas fazem da cortiça uma das matérias-primas mais pertinentes para promover o futuro do nosso meio ambiente”.
Seduzido pela versatilidade da cortiça, o Vitra Design Museum pretende potenciar no privilegiado espaço do Domaine de BoisBuchet o desenvolvimento de novas aplicações de cortiça, considerando o potencial inesgotável deste material sustentável e tirando partido das suas características verdadeiramente excepcionais, tais como: isolamento triplo - térmico, acústico e vibrático, -, resistência a altas temperaturas, permeabilidade aos líquidos, flexibilidade, compressibilidade e leveza.
Os interessados podem concorrer até 30 de Junho. A informação do concurso está inteiramente disponível no website http://www.boisbuchet.org/index.php?option=com_content&;view=article&id=218&Itemid=58&lang=en e os documentos das candidaturas devem der submetidos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..