reciclarteAna Rita Mota foi a designer vencedora do concurso Recicl’arte, promovido pela Sociedade Ponto Verde, com o objectivo de encontrar uma imagem criativa e original para os ecobags (sacos para separação de embalagens domésticas usadas). O desafio foi lançado em Abril, e quase 200 designers responderam com propostas originais. A proposta visava criar uma imagem para os três sacos, de acordo com as regras de separação de materiais: verde para o vidro, azul para o papel e cartão e amarelo para o plástico e metal.
“Era impossível não concorrer! Como designer e crente na importância da reciclagem, acreditei desde logo que podia contribuir de uma forma ainda mais próxima para uma causa que deve ser de todos.”, afirma Ana Rita Mota, que diz ainda “estar muito contente por ver o seu trabalho reconhecido”.
Para além do prémio pecuniário no valor de 2.500€, a vencedora verá ainda o seu trabalho impresso nos 100.000 ecobags que agora irão colocar a reciclagem na moda.
Os 100.000 ecobags serão entregues aos Sistemas Municipais parceiros da SPV e distribuídos por estes junto da população. “Queremos facilitar a tarefa de separação doméstica e criar uma peça atractiva, que funcione também como elemento decorativo, contribuindo assim para o aumento dos lares separadores.”, declara Luís Veiga Martins, Director-Geral da Sociedade Ponto Verde. 
As candidaturas foram apreciadas por um júri composto por elementos da Sociedade Ponto Verde, da agência Euro RSCG Design & Arquitectura e do IADE creative university. 
De acordo com os resultados do estudo “Hábitos e Atitudes face à separação de resíduos domésticos 2011”, desenvolvido pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde, junto de quem nunca realizou separação doméstica de lixo/embalagens usadas, a falta de recipientes próprios para o efeito é um dos argumentos mais evocados para justificar a não separação doméstica do lixo produzido.