SPVA Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)  quiseram dar o exemplo em termos de reciclagem, tendo aderido à certificação 3R6.

A identidade 3R6 tem o objectivo de certificar empresas, espaços e serviços que asseguram o correto encaminhamento de resíduos. Através desta certificação, é possível assegurar às organizações que todos os resíduos produzidos nos locais por si geridos são devidamente encaminhados para o destino final mais adequado, seguindo a hierarquia de gestão dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.


Criada pela Sociedade Ponto Verde, esta certificação é dirigida a entidades que pretendam adotar práticas ambientais mais sustentáveis na organização das suas iniciativas. Depois de cumpridos todos os requisitos, a certificação é atribuída pela Ponto Verde Serviços. Para obtenção deste certificado, a SEDJ e o IPDJ desenvolveram ao longo do último ano um trabalho de implementação de separação dos resíduos produzidos pelos colaboradores, bem como pelos consumidores que visitam as suas Lojas Ponto JA. O objetivo é agora alargar o processo a outros espaços.


Ao candidatar-se a este programa, a SEDJ comprometeu-se a criar e implementar as infraestruturas necessárias à separação nos seus escritórios. Por seu turno, a Sociedade Ponto Verde, através da Ponto Verde Serviços, está a apoiar o planeamento e a preparação das condições necessárias à garantia de uma boa gestão de resíduos, contribuindo para encontrar soluções de recolha e, ao mesmo tempo, assegurar que os resíduos têm como fim a reciclagem ou outro tipo de valorização adequada.