Log in

Unilever reduz plástico nas embalagens

Dove Go Fresh
Dove Go Fresh

Dove Go Fresh

As embalagens de Gel de Banho Dove vão conter menos 15% de plástico, devido a uma nova tecnologia, recentemente lançada pela Unilever. A Tecnologia MuCell® para Moldagem por Sopro via Extrusão (EBM) foi criada em colaboração com dois dos fornecedores de embalagens globais da Unilever, a ALPLA e MuCell Extrusion.



Estas embalagens representam um grande avanço na tecnologia de embalagens de plástico: ao utilizar uma injeção de gás para criar bolhas de ar na camada média da parede da garrafa, reduz-se a sua densidade e a quantidade de plástico necessário. Com 33 milhões de garrafas de Gel de Banho Dove vendidas na Europa em 2013, a nova tecnologia deverá significar uma poupança de 275 toneladas de plástico por ano. A implantação desta tecnologia a todos os produtos e embalagens da Unilever poderia economizar até 27 mil toneladas de plástico e contribuir de forma significativa para o objetivo da Unilever em reduzir para metade a pegada ambiental até 2020, definido no USLP.


A Unilever irá ceder os direitos de exclusividade específicos até Janeiro de 2015, para que outros fabricantes possam utilizar a tecnologia nas suas marcas e produtos. Paul Howells, Vice-Presidente de I&D de Embalagens da Unilever explica que “estamos sempre à procura de novas tecnologias que nos possam ajudar a alcançar a ambição de construirmos um negócio mais sustentável e de reduzirmos para metade a nossa pegada ambiental. Ao trabalhar com dois parceiros, criámos uma tecnologia única que irá transformar o nosso portefólio. Mas há limitações no que diz respeito ao que a Unilever consegue atingir só por si; e, ao permitir que os outros fabricantes acedam à tecnologia, vamos começar a ver realmente o impacto. Esperamos sinceramente que os nossos pares na indústria aproveitem esta tecnologia e a apliquem aos seus produtos”.


Mark Lindenfelzer, Presidente da MuCell Extrusion LLC referiu que a “Tecnologia MuCell® é uma inovação muito interessante. Embora os consumidores não notem qualquer diferença nas embalagens, o impacto no ambiente será bem autêntico. Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste progresso, que acreditamos que marque uma verdadeira mudança para os fabricantes que querem comportar-se de forma responsável”.


O mais recente relatório do Unilever Sustainable Living Plan (USLP), referente a 2013, confirma que o total da pegada ambiental de resíduos de embalagem para aterro teve uma redução de 11%, graças à eficiência do design das embalagens e da eliminação de algumas marcas de molhos que tinham um elevado impacto ambiental. Todas as embalagens com esta tecnologia permanecerão 100% recicláveis.