Como investir?Para aqueles que querem arrancar com uma startup mas não têm o capital necessário, a Beta-i volta a trazer a Lisboa o Seedcamp, um dos maiores fundo de investimento “de arranque” para startups da Europa, que se irá realizar a 2 de Outubro, na Culturgest, em Lisboa, com o apoio logístico da Caixa Geral de Depósitos. As startups interessadas em conseguir financiamento inicial e feedback para o seu projeto têm até dia 8 de Setembro para se inscreverem.



O Seedcamp Lisboa é um evento composto por uma masterclass e pitches de cada startup participante, com feedback imediato do Seedcamp e da Beta-i, assim como de especialistas em desenvolvimento de produto e de negócios, e de investidores internacionais. Entre as startups participantes, as que apresentarem os pitches mais promissores serão escolhidas para participar no Seedcamp Week em Berlim, em Novembro, de onde sairão os próximos investimentos.

Nesta edição, o SeedCamp vai decorrer simultaneamente com o Tech Tour Iberia, um evento promovido em Portugal pela Caixa Capital que será realizado nos dias 1 a 3 de Outubro em Valência (Espanha) e Lisboa, e que traz ao país os mais influentes investidores europeus, para lhes apresentar as melhores oportunidades de investimento na Península e algumas das histórias de sucesso. Isto significa que as startups que apresentarem o seu pitch poderão fazê-lo a um grupo de topo de investidores, para além do Seedcamp, bem como poderão aceder ao programa da tarde do Tech Tour Iberia, nomeadamente assistir à apresentação das cinco “success stories” de empreendedores portugueses como forma de partilha de experiências.

Ricardo Marvão, Coordenador do Seedcamp Lisboa e co-fundador da Beta-i, sublinhou: “É com grande orgulho que a Beta-i constata que Portugal é o segundo país do mundo com mais startups investidas pelo Seedcamp. Para além de ser um reconhecimento da qualidade dos empreendedores e das startups portuguesas, é também uma prova de que os nossos empreendedores já começam a pensar numa dimensão mundial. Vem comprovar que, em Portugal, existe talento e projetos com potencial real, que despertam a atenção de investidores internacionais.”

Esta é a terceira edição do Seedcamp Lisboa e Portugal é o segundo país com mais investimentos, com um total de sete startups apoiadas: Modelo3, CrowdProcess, Codacy, Hole19, Popcorn Metrics, Zercatto e Cashtag. Algumas destas são alumni da Beta-i e do acelerador Lisbon Challenge. As inscrições para o Mini Seedcamp Lisbon são gratuitas e estão abertas até dia 8 de setembro. Os interessados podem ir a http://sdca.mp/1nkGjiZ.

O Seedcamp é o fundo Europeu líder em micro-seed investment e mentoring dedicado a startups em fase inicial. O fundo apoia empreendedores de todo o mundo que sejam altamente ambiciosos, e ajuda-os a desenvolver negócios multimilionários através da sua rede de contactos, do know-how especializado, e de capital. O Seedcamp tipicamente investe 50.000€ na startup e acelera-a de forma a garantir um bom product market fit, tracção, crescimento e potencial de expansão, desde a fase de investimento inicial até à Oferta Pública de Aquisição (IPO em inglês). Cerca de 80% das startups investidas pelo Seedcamp garantiram outras rondas de investimento de investidores internacionais de peso, tais como a Index Ventures (que investiu em empresas como a Skype, Moleskine, SoundCloud e Moo), representando um valor agregado de 50 milhões de euros.