miro stefanovic

Já abriu a exposição do 15.º PortoCartoon World Festival Liberdade, Igualdade e Fraternidade no Salão de Piracicaba, em S. Paulo. A exposição vai ficar patente até 12 de Outubro, no Parque do Engenho Central.

“Em tempos de ‘crise’, que não é só económica e financeira, torna-se oportuno repensar com humor nas três palavras que abalaram o mundo há mais de 220 anos: os ideais da revolução francesa” referem os responsáveis do Museu Nacional da Imprensa em comunicado.



A apresentação destes trabalhos no Brasil integra-se no protocolo assinado entre o Museu da cidade do Porto e a Prefeitura de Piracicaba em 2005, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor. Também nesta altura está patente no Porto, no Centro Comercial Via Catarina, uma exposição de Piracicaba sobre o Mundial de Futebol.

A presença no Brasil insere-se ainda na linha da internacionalização do PortoCartoon. O festival, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO), um dos três maiores e melhores do mundo. As suas mostras já estiveram patentes nos seguintes países: Argentina, Bolivia, Brasil, Espanha, França, Peru e México, em alguns deles mais do que uma vez, prosseguindo a internacionalização do certame.