A Digisfera volta a criar uma foto gigapixel, desta feita do Campeonato do Mundo de futebol. A empresa portuguesa especializada em imagens panorâmicas em alta definição e desenvolvimento de software para a área da fotografia acompanhou o Mundial desde o jogo inicial entre o Brasil e a Croácia através de projectos realizados para a FIFA e para a Hyundai.

fifa brasil 2014 digisfera


A fotografia gigapixel do jogo entre a Alemanha e a Argentina, já disponível em foi criada pela Digisfera, que efectuou a pós-produção das 300 fotografias recolhidas no Estádio do Maracanã e aplicou o sistema PanoTag, desenvolvido pela empresa, que permite que os espectadores se identifiquem na fotografia através das redes sociais.

O sistema PanoTag permite a aplicação de tagging em fotografias panorâmicas e gigapixel e tem vindo a ser utilizado por inúmeros fotógrafos panorâmicos de países como Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, Holanda ou Malásia. Tem também sido utilizado por inúmeras entidades como o Washington Post na tomada de posse do Presidente Barack Obama ou a Samsung no lançamento do Galaxy S5, e tem sido disponibilizado em fotografias de eventos desportivos como o jogo de basebol entre os Nationals e os Miami Marlins, a corrida San Silvestre Vallecana de 2011, ou a Final da Copa das Confederações em 2013.

O resultado pode ser visto em http://www.hyundainacopa.com.br/supercamera/?match=12_06 e http://360photos.fifa.com/#!startscene=ger_arg_gigapixel.

A Digisfera lançou recentemente em parceria com a Direcção-Geral do Património Cultural o 360TourLisbon (temporariamente online), uma extensa visita virtual interactiva à cidade de Lisboa, disponível num mini-dvd, que por sua vez, está embutido num postal convencional. Em Maio apresentou uma comunicação sobre a empresa no Congresso da IVRPA - International VR Photography Association, que decorreu em Las Vegas.