Treviso Comic Book Festival PixartprintingO Treviso Comic Book Festival, evento internacional de banda desenhada e ilustração, escolheu Portugal como país anfitrião para a edição de 2014.

Para a ocasião os cartoonistas portugueses terão a possibilidade de preparar uma mostra representativa com uma seleção ad hoc de desenhos originais no interior do Spazi Bomben, Fundação Benetton, uma localização escolhida entre os 25 espaços expositivos que vão acolher o festival em Treviso (Italia) de 24 a 28 de Setembro de 2014. A iniciativa vai ser apoiada pela Pixartprinting, que vai prestar o apoio técnico necessário.

“A aliança com o mundo da banda desenhada remonta a cerca de dois anos atrás, quando lançámos a linha de merchandising da marca A Panda Piace, a famosa banda desenhada criada pelo talentoso criativo Giacomo Keison Bevilacqua" – conta Andrea Pizzola, Diretor de Vendas & Marketing da Pixartprinting – “Um projeto que está a ter grande sucesso, e é por isso que aceitámos de bom grado o convite do Treviso Comic Book Festival, apoiando este evento e os jovens criativos na realização das ideias mais empreendedoras”.

Além da mostra dedicada à banda desenhada contemporânea portuguesa, o festival contém um amplo programa cultural: 20 mostras, 12 workshops para adultos e crianças, encontros, prémios, live painting e performances. Mas também concertos, djsets, e a tão esperada “Toy Night”: 15 autores que irão pintar ao vivo um art toy em vinil.

“O nosso objetivo é oferecer uma perspetiva sobre a banda desenhada contemporânea, numa comparação contínua entre o melhor da realidade italiana e o mercado externo” – declara Alberto Polita, vice-presidente da Associazione Fumetti in TV e diretor do festival – “Para sublinhar o alcance internacional do evento este ano escolhemos Portugal, um País que se distingue pela profunda cultura das artes ilustradas e em particular a banda desenhada”.


Na ocasião da quarta edição do Treviso Comic Book Festival são esperados cerca de 80 cartoonistas, entre os quais os convidados especiais Joan Cornellà (Espanha) e Giuseppe Camuncoli (Itália), prontos para desenhar ao vivo e encontrar um público de fãs, curiosos e amadores. Um rico calendário de eventos ligados pelo fio condutor “Vou morar para Treviso!”, uma provocação sobre a “fuga de cérebros” para falar com otimismo dos jovens, emprego e emigração.