RealBase

A RealBase, com sede em Albergaria-a-Velha, abriu as portas e recebeu vários profissionais para dar a conhecer a sua atividade.

O objetivo? Mostrar as tecnologias que tem dentro de portas, que os capacita para ser um parceiro de referência na produção digital de trabalhos únicos e diferenciadores. E como é melhor caminhar em companhia, a RealBase recebeu a Antalis, a Brigal, a Fedrigoni e a HP para, em conjunto, mostrar o que é possível fazer.

Bruno Marques

A RealBase nasceu há 15 anos como uma empresa de informática. Dois anos depois, após um investimento numa pequena máquina digital, começou a fazer alguma impressão em pequenas tiragens e, novamente após um ciclo de dois anos, mudou completamente a atividade.

Impressão com tintas fluorescentes

“Nós gostamos de nos posicionar como um polo tecnológico especializado em impressão digital, precisamente porque não estamos agregados áquilo que é a tecnologia tradicional de impressão e procurámos tecnologias diferenciadoras”, explica Bruno Marques, diretor geral da RealBase.

A ver amostras

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, explicou o porquê de os convidar a visitar a empresa: “Não vos queremos maçar com apresentações teóricas. Queremos que, na prática com os parceiros que temos cá, vejam novos materiais, novas capacidades de impressão e novas tecnologias. O conceito de “open day” pareceu-nos o mais adequado, para que tenham uma experiência única, que seja útil e permita que encontrem também soluções que diferenciem os vossos negócios ou os negócios dos vossos clientes”.

Amostras

O poder da personalização

Para melhor explicar as capacidades da tecnologia HP Indigo, Lluis Bosch, Business Manager da área de impressão comercial para a Ibéria, da HP, dedicou alguns momentos a explicar as partes técnicas, para depois se concentrar no potencial da personalização da impressão.

Lluis Bosch

Aumentar a fidelidade do cliente, aumentar as vendas, melhorar o engagement, melhorar o posicionamento da marca e acelerar o “time to market” foram apenas algumas das vantagens apontadas.

Para suportar as afirmações, Lluis Bosch mostrou alguns casos práticos em que a impressão digital e a personalização foram essenciais para inovar no mercado.

Amostras

“O objetivo desta colaboração é que a RealBase dê a conhecer o imenso potencial que tem com a sua atual máquina Indigo, nomeadamente em termos de versatilidade e de aplicações”, explica Uxía Garcia Rodriguez, diretora de marketing da Brigal.

Bruno Marques referiu que “ainda se recorre pouco à personalização em Portugal” e mostrou vontade de que a RealBase contribua para inverter essa tendência.

O elogio ao substrato

No evento estiveram presentes a Antalis Portugal e a Fedrigoni Portugal, distribuidoras de variados tipos de papéis e outros substratos para impressão.

Ana Leão, da Antalis Portugal

“O contacto direto com o substrato no processo eletrofotográfico permite que as características do substrato sejam respeitadas”, explicou Lluis Bosch.

Com amostras disponíveis no local, algumas delas impressas na HP Indigo 12000 da RealBase (uma das cinco existentes em Portugal), os visitantes tiveram oportunidade de explorar o potencial criativo da impressão digital, em papéis ou películas com diferentes características, gramagens, texturas e acabamentos.

Sofia Santos e Cátia Costa Simões, da Fedrigoni, acompanhadas de Uxía Rodriguez, da Brigal

Amostras

 

Na visita à produção


Depois da impressão…o acabamento!

Nada fica por mãos alheias e a RealBase, com uma equipa de cerca de 15 pessoas, quer mostrar precisamente isso. Além de ter investido na impressão digital, a empresa preparou-se para dar resposta às necessidades do embelezamento na pós-produção, com a aquisição de uma MGI JetVarnish 3D, máquina de aplicação de verniz.

Verniz 3D

MGI

Os visitantes tiveram a oportunidade de visitar a produção, assistir ao processo de impressão e acabamento, tirar dúvidas e levar um Kit com diversas amostras, com diversas técnicas de impressão em acabamento em diferentes substratos. Uma experiência que Bruno Marques quer que se repita, na RealBase, pelo menos uma vez por ano.