fbpx
Login
Atualizado a 26 Aug, 2019

Euro2, Implexo e HP juntam esforços para decorar espaço no hospital pediátrico de Coimbra

IMG 0299

A comemoração do Dia da Marinha, a 18 de maio, foi a data escolhida para a inauguração da decoração da sala de espera do serviço de cardiologia do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). A Euro2 by Impress Direct fez a produção e angariou o apoio da Implexo, representante da HP em Portugal, que também se associou a esta causa.

À espera do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado, estavam pacientes, equipa médica, educadoras de infância dos serviços de internamento e hospital de dia e outros convidados.

IMG 0277

O programa foi dedicado a festejar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, no âmbito do projeto ‘Marinheiros da esperança’, liderado pelo Centro Hospitalar de São João, que une os serviços de pediatria do SNS (Serviço Nacional da Saúde) em atividades relacionadas com a comemoração dos 700 anos da Marinha Portuguesa. Houve fado de Coimbra, momentos de teatro e, por fim, a inauguração da nova decoração da ala de cardiologia pediátrica.

IMG 0289

Paula Mendes, do Hospital Pediátrico, conta como surgiu a ideia. Foi através dos Les Amis du Plateau, associação luso-francesa que visita a unidade na época do Natal para uma doação de brinquedos, que começa uma colaboração mais regular. Daí resulta a publicação do jornal do Hospital, um projeto onde a Euro2 também está envolvida. “Nós fazemos os conteúdos, há um designer que o pagina e quem imprime é a Euro2. O José Gomes vem ao hospital trazer o primeiro número, o “Notas d’Hopitale”, em 2018, e propõe-se a decorar uma sala, com uma tecnologia de ponta (látex), segura para o ambiente hospitalar, e o projeto foi logo abraçado”, explica Paula.

IMG 0311

Devido a algumas dificuldades em termos de timings, o processo não se executa de imediato e fica em standby. Em 2019 surge o projeto da marinha e a responsável contactou José Gomes para lançar o desafio: “Que tal essa sala que está prometida ao hospital ser finalmente concretizada com o tema dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães?”, conta Paula, adiantando ainda: “Ele disponibiliza-se de imediato e mergulha com todas as suas capacidades neste projeto e, juntos, conseguimos esta decoração fantástica. Ele teve uma dedicação incrível!”.

José Gomes, o Almirante Calado e Paulo Artilheiro

José Gomes procurou o apoio da Implexo e da HP, que contribuíram com substratos e tintas, ficando o trabalho da impressão e instalação a cargo da Euro2. “Conseguimos envolver todas as pessoas, nomeadamente a HP, o Paulo (Artilheiro, da Implexo) e reunir tudo o que era necessário para colocar o projeto em prática”, conta o responsável da Euro2. O empresário gráfico adianta: “Tentámos transformar o espaço da sala do hospital, decorar e dar-lhe cor no intuito de agradar as crianças, que é para elas que isto é feito. Tudo o resto é juntar os esforços da parte profissional com os restantes objetivos”.

IMG 0278

A produção foi toda feita em Sintra, na sede da empresa, e depois a instalação foi realizada em Coimbra. Aconteceu, no entanto, com um percalço: “Uma das paredes não se enquadrou com as medidas existentes e, por volta da uma e pouco da manhã, deparámo-nos com isso. Teve de se repetir uma das paredes, refazer a impressão em Lisboa, e trazer o material para a aplicação em Coimbra. Terminámos o trabalho por volta das 5h30 da manhã. É só um contratempo ao qual já estamos habituados na área gráfica”. Contratempo esse que sublinha a dedicação ao projeto, reforça Paula Mendes.

IMG 0279

Paulo Artilheiro, da Implexo, também presente no evento, referiu: “Depois do José Gomes ter falado sobre este projeto em 2018, conversámos com a HP e houve disponibilidade imediata para participar. É dar conforto a uma sala que, muitas vezes, é fria. É a oportunidade para criar um ambiente diferente. Alinharam-se as estrelas. O resultado está visível e estamos todos muito satisfeitos”.

IMG 0292

Embora a ideia original para a decoração fosse muito diferente, José Gomes abraçou a ideia da administração do hospital, que viu a oportunidade de juntar as comemorações da Marinha a este mix. O resultado é o que podem apreciar e quem fica a ganhar são as crianças utentes do serviço de cardiologia do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

IMG 0351