ALMA0014
“From Portugal”, assim se identificam rapidamente as empresas nacionais a participar nas feiras internacionais Techtextil e Texprocess, que estão a decorrer na Messe Frankfurt, na Alemanha.

 São mais de 20, a mostrar a força do país na área do têxtil, num evento que vai contar com a participação do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.

A. Sampaio & Filhos, Artefita, Bolsibotão, Carlos Sousa, Carlom, Coltec, Fitexar, Foot by Foot, Gulbena, Heliotextil, Idepa, MCS, Lasembor, Lipaco, LMA, Smart Inovation e Têxteis Penedo são as empresas que intregram a comitiva “From Portugal”, que conta ainda com a ERT, Endutex, CITEVE, CeNTI, Cordex, Inovafil, SGL Carbon e Penteadora.
ALMA0016

“A indústria nacional investe cada vez mais em inovação e desenvolvimento e a feira tornou-se um momento incontornável para todos as empresas que querem apresentar novas soluções, especialmente porque chega a indústrias muito distintas” referiu Cristina Motta, representante em Portugal da Messe Frankfurt, a organizadora do evento.
ALMA0078

A maior parte das empresas está no espaço da Techtextil, onde se encontra o CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.


A inovação como standard operacional


Com a reputação de ser uma das mais avançadas e inovadoras do mundo, a indústria do têxtil portuguesa é uma referência, e é isso que querem mostrar as empresas expositoras.
ALMA0079

A Techtextil é um evento de referência no domínio dos têxteis técnicos e da inovação têxtil” acrescenta João Silva, diretor de Marketing da Artefita, uma das empresas presentes na Techtextil. “No nosso caso, a feira é uma forma de materializar o compromisso de estarmos sempre onde está o estado da arte”, conclui.

“A Techtextil enquanto feira, vem de encontro a um dos segmentos de mercado que temos definido como alvo – o Technical” explica Ana Paula Pires, gestora de mercados da Idepa, empresa de São João da Madeira.
A Gulbena, por sua vez, está a apresentar uma coleção de tecidos reciclados e funcionais, para além de uma nova técnica de impressão digital em poliamida.
ALMA0085
A Lipaco vai no caminho da sustentabilidade. “Estamos a apresentar fios reciclados e biodegradáveis, com acabamentos funcionais, antibacterianos sem iodetos e prata, anti mosquito, pé de atleta, etc.”, explica Jorge Pereira, CEO da empresa de Esposende.

A Coltec vai dar a conhecer “novos produtos com diferentes soluções técnicas para a área dos laminados com membranas e filmes”, diz Francisco Fernandes, responsável técnico. A empresa está a apresentar ainda a nova tecnologia de revestimentos hot-melt para produtos têxteis-lar.
Cork-a-tex

A Têxteis Penedo está a destacar o Cork-a-Tex, novos fios revestidos com aditivos de cortiça, que resultam de uma parceira com a Sedacor e com o envolvimento do CITEVE e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os fios incorporam as propriedades dos substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto e as mais-valias funcionais dos aditivos de cortiça, como a leveza, isolamento térmico, anti ácaros, repelência à sujidade e à água e impermeabilidade.
ALMA0084

No que respeita a equipamentos, as novidades chegam da Lasembor, que representa as máquinas de bordar Yuemei, na Europa. “Vimos na Texprocess a oportunidade perfeita para apresentar as novidades que temos para oferecer quer a nível de produtividade como de inovação”, explica Nuno Barros, sócio-gerente.

Na Texprocess, a Bolsibotão está a “dar a conhecer acessórios para confeção que se distinguem pela sua qualidade, perfeição, variedade, funcionalidade e robustez”, explica Filipe Ferreira, sócio-gerente da empresa.
André Castro, Chief Operating Officer da MCS, diz: “É uma oportunidade para se conhecerem as grandes tendências internacionais, tomar conhecimento sobre as mais recentes inovações e privar com as principais empresas do sector”.
ALMA0088

O apoio do governo


Para mostrar apoio ao setor, o Secretário de Estado da Economia, João Correia das Neves vai visitar hoje as feiras . A acompanhá-lo estará o Embaixador de Portugal em Berlim, João Gomes. No âmbito do projeto de promoção “Fashion From Portugal 4.0”, está prevista uma apresentação centrada nos têxteis técnicos, seguido de um “Porto de Honra”. O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias e o Presidente da AICEP, Castro Henriques, também devem marcar presença.

As feiras

A Techtextil e a Texprocess realizam-se a cada dois anos e atraem mais de 30 mil visitantes. A participação portuguesa é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.571.412,64 €, dos quais 6.932.663,71 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.