fbpx
Login
Atualizado a 23 Apr, 2019

Barbieri apresenta solução para medição de cor em têxtil

Textile Charts

Na próxima FESPA Global Printing, que decorre em Munique no mês de maio, a Barbieri vai apresentar uma solução para medições de cores em impressão têxtil digital, o Spectro LFP qb Textile Edition.

Para imprimir as cores com precisão, todas as impressoras digitais precisam ser perfiladas, e o controle de processos é necessário para monitorizar a saída de cores. Por isso, os espectrofotômetros são fundamentais. Mas isso representa desafios adicionais na indústria têxtil, porque o tecido a ser medido deve ser fixado de alguma forma numa superfície uniforme com apoio branco.

Durante as medições, o tecido muda e surgem rugas. É impossível colocar certos tecidos para que o gráfico seja um retângulo perfeito, acontecendo distorção em algumas áreas. A ótica fica entupida por fibras têxteis. Essas dificuldades tornam quase impossível medir tecidos de maneira automatizada.
C5A00 Spectro LFP qb

O Spectro LFP qb Textile Edition é a respostada Barbieri. Garante uma fixação fácil e segura do têxtil, mede de forma totalmente automática também os gráficos distorcidos e a ótica permanece limpa para muitas medições.

Para garantir isso, foram criados novos suportes têxteis que me fixam o gráfico. Além disso, as óticas foram equipadas com um sistema de sopro de ar que impede que as fibras têxteis contaminem a ótica.

O novo recurso mais importante é o reconhecimento automático de patches: a unidade de deteção (câmara) em combinação com algoritmos especiais de software deteta o centro de cada patch do gráfico para medir. Uma vez conhecidas as coordenadas de cada patch, o dispositivo inicia as medições e, graças a isso, os gráficos distorcidos serão medidos de forma totalmente automática.
A combinação de uma abertura de medição grande de até 8 mm e a geometria de 45 ° / 0 °, bem como medições totalmente automáticas, garantem maior precisão e repetibilidade.

A unidade espectral (cabeça de medição) pode ser destacada da tabela automática para medições pontuais manuais. O mesmo dispositivo pode ser usado para medições pontuais e para configuração automática da impressora. O novo equipamento também pode medir as tintas fluorescentes muito utilizadas na impressão têxtil.