fbpx
Login
Atualizado a 19 Jul, 2019

Baltoro HF: Xerox mostra como continua a inovar depois da Iridesse

Xerox equation

Um novo cérebro (motor de impressão), um novo coração (cabeças de impressão) e novo sangue nas veias (tintas de alta fusão). É assim que a Xerox descreve a máquina de impressão digital a jato de tinta Baltoro HF. O sistema de folha solta destina-se aos altos volumes de impressão, posicionando-se na entrada de gama, antes da Rialto 900 MP.

A automatização é o centro do novo desenvolvimento, em conjunto com a tinta High Fusion e as cabeças de jato de tinta Xerox High Fusion W-Series. A qualidade de impressão é elevada a 1200 x 1200 dpi reais, independentemente dos suportes e aplicações. A velocidade, essa cifra-se nos 302 planos A4 em frente e verso

“Desenvolvemos a Baltoro HF aproveitando o melhor das nossas soluções tecnológicas iGen® e High Fusion Inkjet, e o resultado é uma plataforma inovadora que se expande para o ambiente de impressão comercial e proporciona uma produção de alta qualidade com economias semelhantes à impressão offset”, afirma Tracey Koziol, Senior Vice President of Global Offerings.

A equação inicial

Por trás de todo o desenvolvimento está uma equação que visa atingir o equilíbrio entre valor, volume e velocidade. Com qualidade de imagem melhorada pela Xerox Automated Intelligence (AI), o resultado é um aumento de produtividade na casa dos 115%. Portanto mais velocidade, mais qualidade, e menor custo total de propriedade, diz a fabricante.

Com esta máquina, não é necessário fazer o pré-tratamento dos papéis ou outros suportes de impressão. Sem primários, é possível utilizar o papel não revestido, assim como o couché, levando a uma poupança de custos.

Gama Volume Xerox

Em termos tecnológicos, os investigadores da Xerox conseguiram reduzir o tamanho da máquina, além do consumo de energia. Koziol adianta: “Projetar e produzir a Baltoro HF pensando em todos os detalhes, dá-nos uma maior capacidade de conseguir evoluir continuamente esta plataforma.”

A máquina integra um espectrofotómetro em linha melhorado, uma nova tecnologia de sensor RGB a capacidade de detetar e compensar falhas na ejeção de jatos de tinta. “A filosofia da Xerox assenta mais na capacidade da prevenção na falha dos jatos do que na compensação”, diz Chris Irick, Worldwide Product Marketing Manager Entry Production Inkjet.

A Baltoro HF traz também o Xerox FreeFlow Core, software de pré-impressão que automatiza os processos, enquanto o Servidor de Impressão Xerox FreeFlow permite que o operador adicione novos trabalhos enquanto a impressora está em produção.

Xerox Baltoro HF Inkjet Press

Os acabamentos não foram esquecidos

Tanto importante como a capacidade de impressão é a capacidade de acabamento. E isso não é ignorado pela Xerox, que disponibiliza a alimentação das folhas com o Tecnau SheetFeeder BV ou o alimentador de papel Dual-Mode Bourg.

Para a criação de brochuras é possível optar pelo finalizador de documentos C.P. Bourg BDFN-x, o finalizador de documentos C.P. Bourg BDF-e, o criador de booklets C.P. Bourg BM-e ou o criador de booklets Watkiss PowerSquare 224.

Quanto à perfuração, há compatibilidade com o GBC FusionPunch II ou a perfuração dinâmica com o perfurador dinâmico Tecnau TC 1530 ou Tecnau TC-8300, sendo necessário o empilhador Multigraf PST-52.

A encadernação fica a cargo do encadernador perfeito C.P. Bourg BB3202 ou o encadernador de fita Xerox. É ainda possível contar com o descarregamento contínuo duplo durante o empilhamento da tiragem com o empilhador de produção Xerox.