fbpx
Login
Atualizado a 25 Jun, 2019

CELBI reduz consumos de água e eletricidade e perdas na produção

celbi exterior

A Celulose Beira Industrial (CELBI) conseguiu reduzir em 19% o uso específico de água e em 6% o consumo de energia elétrica.


Isso foi possível através da implementação do projeto “Melhoria da Qualidade para o Aumento da Eficiência Operacional”. O objetivo é melhorar a qualidade do produto, reduzir as perdas de produção e de disponibilidade, reduzir o consumo de energia, otimizar o uso da água e aumentar a eficiência operacional e, consequentemente, o volume de produção/venda.


 Para obter os resultados pretendidos foram implementadas várias ações e foi utilizada a metodologia Kobetsu Kaizen. Adicionalmente, foram implementadas reuniões de Kaizen Diário em todos os níveis da fábrica, desde a administração até às equipas, facilitando a cadeia de ajuda, a melhoria dos canais de comunicação e o envolvimento dos colaboradores.


A CELBI através deste projeto conseguiu ainda a redução de perdas de produção; a redução de 47% das perdas de disponibilidade nas linhas de acabamentos; aumentou a produção da pasta em 7%; reduziu o uso específico de água em 19% e o consumo de energia elétrica em 6%; Aumentou a motivação, a autonomia e o envolvimento dos seus colaboradores e consequentemente a comunicação nas equipas e na própria organização.


 Com este projeto a CELBI ganhou o 1ª Prémio na Categoria Excelência na Qualidade da 8ª edição do Prémio Kaizen Lean.


Constituída em 1965, a CELBI tem como principal atividade a produção e comercialização de pasta de papel de fibra curta e a produção de energia elétrica (cogeração).


 Pertencente ao Grupo Altri, tem uma capacidade de produção instalada superior a 800 mil toneladas.