Login

Eaton lança solução de evacuação dinâmica

Matrix front off

 

A Eaton desenvolveu um sistema de sinalização de saída de emergência adaptável, que permite o ajuste, em tempo real, das rotas de saída, de acordo com a natureza e local do perigo.


A Matrix CGLine+ consegue ajustar a direção das setas, com o objetivo de melhorar a segurança nas saídas de emergência, em edifícios comerciais incluindo aeroportos, centros comerciais, estações de caminhos-de-ferro, estádios, escritórios, hospitais, universidades e locais industriais.

A sinalização de saída de emergência Matrix CGLine+ mostra uma seta sólida ou animada que aponta numa de quarto direções diferentes.

Com a animação eletrónica, a empresa promete aumentar o impacto visual. O sinal Matrix pode também revelar uma cruz vermelha, para indicar que uma saída particular está fechada, bloqueada ou que é perigosa.


Em emergências, a ferramenta visa ajudar a manter as pessoas em segurança. Um dos exemplos dados refere uma situação de ataque terrorista a uma escola, em que uma cruz vermelha em cima da porta mostra que as crianças se devem manter dentro da sala de aula.


A mudança na sinalização funciona através do envio de um pictograma através de uma ligação na luminária ou controlada com o sistema Adaptive Evacuation, para responder de determinada forma a ativações predeterminadas de alarmes de fogo, detetores de fogo, botões de pânico e outras informações.


O sistema Adaptive Evacuation da CGLine+ pode receber até 30 sinais diferentes. Um sistema interno de backup de bateria assegura o funcionamento adequado em caso de falha da bateria do controlador.


A Matrix CGLine+ está em conformidade com os standards europeus de iluminação de emergência e pode operar como um simples sinal de saída de emergência, assumindo-se assim como uma solução de segurança all-in-one. O tempo de operação em modo de emergência pode ser definido entre uma a três horas.

Rui Florêncio, Gestor de Produto na Eaton, explicou: “sempre que os ocupantes de um edifício estejam ameaçados por fogo ou terrorismo, a rota para a saída pode variar consoante a emergência. Os sinais estáticos, por exemplo, podem direcionar as pessoas sem querer para locais perigosos. Com a evacuação adaptativa, conferimos aos responsáveis pelos edifícios comerciais a opção de direcionar pessoas em direção à saída mais segura ao invés de as levar simplesmente à saída mais perto. A outra grande vantagem da Matrix CGLine+ tem que ver com a capacidade de recorrer à funcionalidade animada para criar a impressão de uma seta em movimento – pode ser mais facilmente reconhecida e é possível atuar consequentemente mais depressa. Como resultado, as pessoas podem chegar a uma zona segura mais depressa em situações em que todos os segundos contam – um argumento que pode salvar vidas. Como líder mundial em iluminação de emergência, a empresa assume o compromisso de constante pesquisa e desenvolvimento de tecnologia que maximiza a segurança em edifícios comerciais e estamos muito orgulhosos por adicionar esta inovação ao nosso portefólio”.


Com tecnologia LED e baterias de iões de lítio, a Matrix CGLine+ deverá ter elevada luminância da cor de grande contraste, para assegurar a perceção, mesmo em ambientes com grande iluminação.
A Matrix CGLine+ pode ser acrescentada a um sistema de emergência de saídas de emergência standard para aumentar a flexibilidade em algumas partes do edifício que são mais propensas a perigos ou congestionamento.


A ligação ao controlador CGLine+ permite ainda um programa de testes automáticos que monitoriza continuamente as condições de trabalho de todas as luminárias no sistema, reduzindo o tempo e a despesa dos testes de funcionalidade manuais. Qualquer falha crítica será identificada e reportada através de uma funcionalidade embutida de email, assegurando assim que a manutenção tenha início de forma imediata.