Login

Como ser um encantador de clientes?

Designed by jcomp / Freepik
 
O mês de Dezembro traz várias palestras comerciais a vários pontos do país. “Encantar Clientes. Para vender e lucrar mais” é o título da formação que decorre em Lisboa (05/12), Évora (07/12), Viseu (11/12), Braga (12/12) e Coimbra (13/12), ministradas pelo especialista Sérgio Almeida.
 
O encantamento de clientes é um processo de aprendizagem corporativa que envolve todos os que fazem parte de uma empresa. Sérgio Almeida, um dos maiores especialistas internacionais na área do atendimento ao cliente, refere a necessidade de ser proativo e não esquecer 8 princípios fundamentais.
 
“O processo de encantamento de clientes gera uma economia de prosperidade em que todos ganham, empresários, funcionários, clientes e até a sociedade como um todo”, refere Sérgio Almeida, professor, conferencista e autor brasileiro. O objetivo é disponibilizar um conjunto de ferramentas que ajudem os profissionais nacionais a atrair, conquistar e, sobretudo, fidelizar clientes. 
 
Para Sérgio Almeida, “Portugal vive hoje uma rápida transformação e existem novas oportunidades que, se aproveitadas, podem ter um impacto profundo e duradouro na economia do país”. Por isso, o especialista brasileiro defende “que se caminhe a passos largos no desenvolvimento de uma cultura e prática do encantamento de clientes”.


Os 8 princípios


1. Colocar o cliente no topo
Quem é a pessoa mais importante da empresa? “O proprietário é importante, o chefe também, mas ninguém é mais importante do que o cliente. Todos podem esperar, o cliente não. Ele requer prioridade.

2. Ser gentil
A gentileza implica as boas-vindas, o acolhimento, o sorriso, a simpatia, a voz subtil. Um profissional encantador é forçosamente gentil.

3. Demonstrar empatia
A questão está em colocar-se no lugar do outro: o que quer o cliente? De que gosta? O que necessita? O que mais valoriza? É por isso indispensável ouvir o cliente.

4. Saber servir
Servir é um atributo fundamental de qualquer negócio. Se não estiver a servir bem o cliente, a sua missão deverá ser servir alguém que esteja.

5. Oferecer valor acrescentado
Tudo o que beneficia e valoriza o cliente é valor acrescentado. Pergunte permanentemente se pode fazer algo mais.

6. Ser íntegro
Ser honesto é um dever de todos. Nunca deve mentir, procurar vantagem ou enganar-se. Lembre-se que acabou a era da transação e estamos agora na era da relação.

7. Valorizar a simplicidade
Não dificulte. Para vender, trilhe o caminho mais rápido, simples, funcional e objetivo.

8. Procure superar-se
Defenda e surpreenda o cliente. As atitudes de superação ficam marcadas na mente do cliente.