Login

Formação sobre nova norma FSC em setembro


Papel FSC
 
A 25 e 26 de setembro vai decorrer uma formação certificada sobre a nova norma FSC de Gestão Florestal para Portugal (FSC-STD-PRT-01-2016). Com duração de 15 horas, a formação vai decorrer nas instalações da LPN, em Benfica.
 
Com horário das 9h30 às 18h00 e em regime de almoço livre, a formação vai permitir conhecer os tipos de certificado: gestão florestal, cadeia de custódia e conceito de madeira controlada; conhecer o processo de certificação; conhecer a história da Norma FSC® de Gestão Florestal; conhecer os princípios e critérios da Norma FSC® de Gestão Florestal para Portugal (FSC-STD-PRT-01-2016); conhecer a Norma Genérica de Gestão Florestal e a sua adaptação para Portugal; adquirir competências para a interpretação e avaliação da Norma FSC-STD-PRT-01-2016; compreender o processo de certificação para grupos; florestas pequenas ou de baixa intensidade de gestão (“SLIMFs”); e/ou produtos florestais não lenhosos; adquirir competências para avaliação da conformidade do sistema de gestão florestal com a legislação aplicável; adquirir conhecimentos sobre os métodos e técnicas de planeamento e realização de auditorias; fornecer os conhecimentos para compreender e aplicar as especificações das alegações FSC e uso do logo FSC.
 
A formadora é Maria do Carmo Silva, engenheira biofísica da área da Botânica e da Ecologia da Vegetação. Trabalhou durante 10 anos em gestão de Biodiversidade na agricultura, floresta e áreas protegidas. Atualmente a desempenhar funções técnicas de apoio e acompanhamento no FSC Portugal.
 
A LPN - Liga para a Proteção da Natureza é uma Organização Não Governamental de Ambiente, de âmbito nacional, fundada em 1948. A LPN tem como objectivos principais a defesa do ambiente e contribuir para a conservação do Património Natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas.