fbpx
Login
Atualizado a 26 Aug, 2019

Novos dados sobre a pegada de carbono das embalagens de cartão

caixas de cartao
 
A FEFCO, Federação Europeia de Produtores de Cartão, anunciou o novo impacto do carbono do ciclo de vida do cartão ondulado com equivalência de 538 kg de CO2 por tonelada de produto.
 
A pegada de carbono cobre o impacto de embalagem de cartão, levando em conta as emissões e remoções de gases de efeito estufa fósseis e biogénicos, e as emissões decorrentes da mudança direta do uso da terra.
 
Os dados sobre a produção de papel e cartão e a conversão para caixas de cartão  ondulado foram obtidos através do estudo “2018 European Database for Corrugated Board Life Cycle Studies”, organizado pela FEFCO e pela CCB (Cepi ContainerBoard).
 
O resultado de 2018 reflete melhorias significativas na metodologia, e não é apropriado compará-lo com os dados de anos anteriores. No entanto, se o impacto de carbono de 2018 for calculado usando a metodologia aplicada anteriormente, o resultado mostrará uma melhoria de 11% para 2018 em comparação com 2015.
 
As embalagens de cartão ondulado têm dois atributos positivos: baseiam-se numa matéria-prima renovável, tendo como ponto de partida a capacidade das florestas para capturar CO2. Ao reciclar a embalagem para produzir papel e cartão novos, a embalagem atrasa o retorno do CO2 à atmosfera.