fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 17 Sep, 2019

O Android vai mudar!

Android 10

Os criativos que desenvolvem trabalho para ambientes mobile têm novidades a caminho. A Google está quase a lançar o próximo sistema operativo Android, que passa a utilizar uma nova nomenclatura em nome da clareza, ao mesmo tempo que revela um novo visual gráfico.

Sameer Samat, Vice-President of Product Management, da Android, explicou o porque da mudança “Durante a última década, a plataforma aberta do Android criou uma comunidade próspera de fabricantes e programadores que alcançam um público global com os seus dispositivos e aplicações.

Todo este desenvolvimento expandiu-se para telefones, tablets, carros, relógios, TVs e muito mais - com mais de 2,5 mil milhões de dispositivos ativos em todo o mundo. À medida que continuamos a desenvolver o Android para todos na comunidade, a nossa marca deve ser o mais inclusiva e acessível possível, e acreditamos que podemos melhorar em diversas maneiras”.

Samat explica a escolha dos nomes anteriores e revela que o Android Q vai passar a ser conhecido como Android 10: “Ao longo dos anos, ouvimos comentários de que os nomes nem sempre foram compreendidos por todos na comunidade global. É ainda mais difícil para os novos utilizadores do Android, que não estão familiarizados com a convenção da denominação, perceber se o telefone está a correr a versão mais recente.” 

Um novo visual gráfico

Cinco anos depois de uma reformulação, o Android 10 chega também com um novo visual gráfico para a marca da Google, “mais moderna e acessível”.

Android logo 2019

“O design do logotipo inspira-se no membro não humano mais reconhecido da comunidade, o robot Android. O robot é de todos na comunidade, e tem sido um símbolo de diversão e curiosidade no coração do Android. Agora, tem um lugar especial no nosso logótipo.

 

Também alterámos o logotipo de verde para preto. É uma pequena mudança, mas descobrimos que o verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais. O logótipo geralmente é emparelhado com cores que dificultam a respetiva visualização. Por isso, criámos um conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste”, explica a fabricante.